30 JAN 2014
Conselho Municipal de Saúde de Costa Rica faz visita surpresa à Casa de Apoio, em Campo Grande

No último dia 23 de janeiro (quinta-feira), o presidente do CMS - Conselho Municipal de Saúde de Costa Rica – MS, Osmar Junior, acompanhado da secretária do CMS Viviane Veloso e de um usuário, fizeram uma visita surpresa na Casa de Apoio, em Campo Grande – MS.

Conforme Osmar Junior, a visita que foi no horário do almoço e durou aproximadamente uma hora teve como principal objetivo, averiguar as instalações da Casa de Apoio.

“Atendendo as denúncias que chegaram no mês de novembro e dezembro, e até mesmo de um site de notícias da cidade, fomos até a Casa de Apoio em Campo Grande e constatamos que as condições do local são totalmente favoráveis, sendo muito bem limpo (higienizado), bem como, oferece alimentação e estadia de qualidade aos pacientes”, relatou Osmar Junior.

Em Costa Rica – MS o Conselho Municipal de Saúde, vem servindo a comunidade, porém ainda é pouco reconhecido e pouco participado pela sociedade civil. “Estamos sempre prontos a receber suas denúncias, sugestões e críticas. E os convidamos a participar de nossas reuniões. Venha, participe, pratique a cidadania, e tenha um bom Conselho para nossa Saúde”.

O Conselho Municipal de Saúde de Costa Rica está com sede situada na Rua Hipólito Pereira Ramos, em frente à Enersul, N°. 327, Centro de Costa Rica. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira. Mais informações (67) 3247 1524.

CMS
Os Conselhos de Saúde são a instância máxima de deliberação do SUS - Sistema Único de Saúde – de caráter permanente e deliberativo, tem como missão debater e fiscalizar, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde.

O CNS - Conselho Nacional de Saúde, os CES - Conselhos Estaduais de Saúde, e os CMS - Conselhos Municipais de Saúde são órgãos vinculados ao Ministério da Saúde, e secretarias Estaduais e Municipais de Saúde composto por representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde, sendo o seu presidente eleito entre os membros do Conselho.

É competência dos Conselhos, dentre outras, aprovarem o orçamento da saúde assim como, acompanhar a sua execução orçamentária. Também cabe ao pleno destes a responsabilidade de aprovar a cada quatro anos o Plano de Saúde, das respectivas instâncias.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024