29 JAN 2014
Município realiza VIII Seminário Municipal de Educação “Novos Valores, Novos Desafios”

A Prefeitura de Costa Rica – MS por meio da SEMED - Secretaria Municipal de Educação, promove nos dias 29, 30, 31 de janeiro e 03 e 04 de fevereiro, o VIII Seminário Municipal Educação “Novos Valores, Novos Desafios”.

A abertura oficial do VIII Seminário Municipal Educação “Novos Valores, Novos Desafios” será na quinta-feira, às 18h30, no Auditório da SEMED.

Conforme a secretária de Educação, Professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, o Seminário tem como objetivo promover discussões que articulem educação e cultura nas contingências do espaço-tempo, abordando os desafios em se trabalhar tais transformações contemporâneas relacionadas a concepções, significados e usos do conceito de valores, bem como seus desdobramentos nos múltiplos e plurifacetados panoramas educacionais da atualidade.

Por sua vez, a subsecretária Dulcinéia Rosa destaca também a importância e o significado de manter-se a rede de relações vinculares fortalecida por todas as pessoas e as instituições envolvidas diretamente com o processo de ensinar e aprender, e fortalecer principalmente as parcerias da família, escola, comunidade e instituições que oferecem a garantia de práticas articuladas para o sucesso da aprendizagem escolar, “o evento deve reunir um número expressivo de profissionais”, destaca.

O Seminário Municipal de Educação de Costa Rica se constitui num espaço significador da Formação Permanente e Continuada dos profissionais de educação do Município. O evento é também para oportunizar aos profissionais de educação a atualização com as teorias educacionais e com as trocas de ações pedagógicas, onde será partilhado conhecimento e as experiências também serão divididas através das palestras que contam com o apoio de colaboradores inseridos na rede de educação com temáticas relacionadas.

Confira abaixo a Programação do VIII Seminário Municipal de Educação “Novos Valores, Novos Desafios”

Leitura e Análise da Avaliação Processual
Horário: 7h às 11h – 13h às 17h
Local : Instituição Educacional que irá atuar

Mini Cursos
Horário: 7h às 11h – 13h às 16h
Local : Escola Municipal Joaquim Faustino Rosa
Educação Infantil : Creche: Profª Grimalda, Profª Dalva, Profª Miltes e profª Aline
Pré-escola : Profª Lucimar, Profª Sonia e Profª Geisla
Ensino Fundamental  (1º ano ao 4º ano) :    Profª Me Mara Sílvia , Profª Deuszélia e Profª. Majólica
Língua portuguesa ( 5º ano ao 9º ano): Profª Leis, Profª Airta  , Profº Sandey  e Profª Me Marcia
Matemática (5ºano ao 9ºano):  Profª Flaviane , Profª Zaida   e Profª Deise
Educação Física: Profº Alaércio  e Profº  Kristhyan
Arte:  Profª Sandra e Profª Marta Veratti
Geografia e História:  Profº  Gilberto
Ciências Biológicas : Profª Claudia, Profª Cleide Carvalho e Profª Drª Vera Matos Machado

Local : Auditório da SEMED
18h e 30 min :  Abertura Oficial do Seminário
19h: Conferência de Abertura  -  ?????
Deputado Estadual Junior Mochi
20 h : Palestra – Infância, Educação e Avaliação: a prática Educativa como referência de ação
 Profª  Pós-Doutora  Ordália Alves Almeida
21 h : Coquetel com prosa

Mini Cursos
Horário: 7h  e 30 min  às 11h – 13h às 16h
Educação Infantil : Profª  Pós-Doutora  Ordália Alves Almeida
Matemática (5ºano ao 9ºano):  Profª Flaviane , Profª Zaida   e Profª Deise
Educação Física: Profº Alaércio  e Profº Adilson
Arte:  Profª Sandra e Profª Marta Veratt i
Geografia e História:  Profº  Gilberto
Ciências Biológicas : Profª Claudia Nunes, Profª Cleide Carvalho e Profª Drª Vera Matos Machado

Local : SEMED
7h e 30min: Café de Boas-Vindas (Prefeito Waldeli e Secretaria de Educação profª Me Manuelina)
8h e 10min: Retrospectiva Educacional
Profª Me Manuelina Martins da Silva Arantes  Cabral  - Secretária Municipal de Educação e Presidente da Undime –MS
09 h : Fala do Prefeito Municipal Waldeli  dos Santos Rosa
9h e 40min: Palestra: Os desafios do professor na sociedade contemporânea
Drª Alir Terra Lima
Público Alvo: Professores e Administrativo
14h: Palestra : Os desafios para trabalhar com as novas gerações – Você está preparado?
Gilberto Wiesel
Local : Auditório da SEMED
Público Alvo: Professores, estagiários e auxiliares de desenvolvimento infantil e motoristas

Centro de Convivência do Idoso
19h : Boas –vindas  (Prefeito , Vice-prefeito , vereadores e secretários)
19h e 30 min:  Palestra: Gestão Empreendedora
Secretário de Estado extraordinário de articulação de desenvolvimento regional e dos municípios  - Nelson Trad Filho
20 h :Palestra : A importância do engajamento de todos nos resultados almejados.
Gilberto Wiesel
22h: Coquetel