27 JAN 2014
Comissão entrega oficialmente ao prefeito Relatório Final do Plano Municipal de Saneamento Básico

O PMSB - Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de Costa Rica – MS foi entregue oficialmente, na tarde desta segunda-feira (27), ao Executivo Municipal.

Durante a reunião o prefeito Waldeli dos Santos Rosa e o procurador Jurídico do Município e vice-prefeito, Roberto Rodrigues, receberam oficialmente os membros do comitê Executivo, bem com, do comitê de Coordenação e do representante da Exata Ambiental (empresa responsável pela execução e apoio técnico do PMSB), Rodrigo Cardoso Cirico, o Relatório Final do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Conforme o prefeito, o Município de Costa Rica cumpriu tudo o que preconiza a legislação na elaboração do PMSB, como por exemplo, a ampla participação da sociedade na definição dos serviços de infraestrutura e instalações operacionais a serem providos à população, nas áreas de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

Waldeli fez questão de parabenizar e agradecer o empenho de todos os membros dos comitês na elaboração desse importante plano e fez questão de elogiar o engenheiro ambiental, Rodrigo Cirico, pela qualidade do material entregue ao Município.

“Este trabalho foi iniciado na gestão passada, e hoje temos em mãos esse importante Plano de Saneamento Básico”, comemorou o Waldeli que fez questão de destacar que o Município de Costa Rica está entre os únicos 4 (quatro) do Estado que já finalizaram e entregaram o PMSB.

Segundo o fiscalizador do PMSB e secretário de Transportes, Urbanização e Obras Públicas, engenheiro Renato Barbosa de Melo, no ano de 2010 a Prefeitura de Costa Rica assinou o convênio com a empresa Exata Ambiental.

“O primeiro passo foi à criação dos comitês para planejamento e execução do PMSB, a segunda providência a elaboração de um diagnóstico sobre os serviços de saneamento básico no Município. E, finalmente, a mobilização da sociedade”, relatou.

A secretária de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, lembra que o Plano Municipal de Saneamento Básico de Costa Rica foi “construído” em reuniões e audiência públicas, onde as propostas foram postas em debate com a palavra franqueada a qualquer cidadão que quisesse se manifestar e as decisões foram na base do voto, onde a maioria decidiu quais os investimentos e os serviços de infraestrutura prioritários a serem feitos pela Prefeitura de Costa Rica.

“Foram realizadas as chamadas reuniões setoriais ‘plenárias’, nas associações, sindicatos, encontros com as lideranças rurais e nos demais segmentos da sociedade, promovendo a participação popular. Mas, acima de tudo, acho que todo mundo está de acordo, que não tem ninguém melhor do que cada cidadão dizer o que deve ser feito para melhorar o lugar onde vive”, finalizou o prefeito.

27/01/2014
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024