05 DEZ 2023
TURISMO
Costa Rica realiza Famtour e desponta como destino turístico em Mato Grosso do Sul
Fotos: Divulgação SEMTMA
No período de 1º a 3 de dezembro, aconteceu em Costa Rica/MS um Famtour, viagem de familiarização que tem como objetivo proporcionar aos agentes de viagens a oportunidade de conhecer os produtos e serviços turísticos de um destino. Com isso, buscou-se capacitar esses profissionais para que possam vender de forma mais eficiente, com maior propriedade e em maior volume o destino que visitam.

O prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos, expressou sua grande satisfação com a realização do Famtour em Costa Rica. Ele enfatizou que essa foi uma oportunidade única para mostrar as maravilhas naturais, a cultura e a hospitalidade do município. O prefeito declarou que todos os representantes de operadoras e agências de turismo foram recebidos calorosamente e tiveram uma experiência incrível.

O Famtour em Costa Rica contou com uma programação diversificada. No primeiro dia, os agentes de viagens visitaram o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, onde puderam desfrutar das trilhas e apreciar um belo pôr do sol.

No segundo dia, os participantes visitaram o Parque Natural Municipal da Lage, conhecendo a área do receptivo. Já na Água Santa, desfrutaram de um banho regado de mistério. No Rancho Maranata, saborearam deliciosos pratos à base de peixe e ainda visitaram o Parque Nacional das Emas, onde puderam praticar boia cross, operado pela empresa Cerrado Extremo e realizar um passeio de safari, observando toda a exuberante fauna e flora do parque. A programação do dia encerrou com um jantar no "Camping Cerrado Extremo".

No terceiro e último dia do Famtour, os agentes de viagens desfrutaram de um café da manhã na Eco Pousada Ravenalla e visitaram o Museu Interativo professor Nelson Silva Soares. Em seguida, participaram de atividades na trilha do majestoso no Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú.

O secretário de Turismo, João Carlos Candido Rocha, destacou que o Famtour como ferramenta de promoção e comercialização dos produtos turísticos do município de maneira mais eficiente, gerando benefícios para o crescimento do turismo local e ampliando as opções de destinos no Mato Grosso do Sul.

Diversas empresas do setor de turismo participaram do Famtour em Costa Rica, enviando seus representantes para conhecerem o destino e seus atrativos. Entre as empresas participantes estavam: 262 Aventuras, MS Trilhas - Turismo e Aventura, Tapirus Caminhos, Vertical Aventura e Ecoturismo, Tm Viagens e Eventos, Rota Aventura Roteiros de Bike, Impacto Ecoturismo e FUNDTUR.

A turismóloga Jaqueline de Castro Vargas destacou a importância do Famtour para os profissionais do turismo, pois permitiu a eles vivenciarem a experiência de estar em lugares de uma beleza cênica única, bem como conhecer o trade turístico local, o que permitiu uma interação, visando parceria para venda dos produtos turísticos.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura (SEMTMA), contando com a presença da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR), SETESCC – Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Com a realização do Famtour em Costa Rica, espera-se que os agentes de viagens estejam mais capacitados para promover e vender os atrativos turísticos da região em parceria com o trade local, contribuindo para o desenvolvimento do turismo local e para a diversificação da oferta de destinos no Mato Grosso do Sul.