A população costarriquense e as autoridades municipais de Costa Rica – MS compareceram em massa na noite de terça-feira, 26 de novembro de 2013, no Conviver – Centro de Convivência do Idoso - para discutir o PMSB - Plano Municipal de Saneamento Básico.
A mesa de autoridades foi composta pelo vice-prefeito e procurador Jurídico do Município, Roberto Rodrigues, no ato, representando o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, pelo presidente da Câmara de Costa Rica, vereador Lucas Lázaro Gerolomo, pelo representante da FUNASA – Fundação Nacional de Saúde – Bento Machado, pela secretária Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Eliana Teodoro Lopes Lalier, pelo secretário Municipal de Transportes, Urbanização e Obras Públicas, engenheiro Civil Renato Barbosa de Melo, e por fim, pelo representante da empresa Exata Ambiental, engenheiro Ambiental Rodrigo Cardoso Cirico e o engenheiro Civil, Enio Arriero Shinma.
Ao fazer a abertura oficial da audiência, o vice-prefeito fez questão de enfatizar que o objetivo da reunião foi debater com a população as propostas para melhorar o abastecimento de água, esgoto sanitário, drenagem das águas das chuvas e o manejo de resíduos sólidos. “O Plano servirá como referência de desenvolvimento de Costa Rica”.
Após o uso de palavra das autoridades, o engenheiro Rodrigo Cirico fez a apresentação do PMSB para apreciação e discussão do público presente e ao finalizar abriu para perguntas e sugestões. “Agora após a audiência onde a população pôde questionar e participou desde o início da formulação do PMSB até agora e a partir desse momento o Município está na reta final para conclusão plano e assim poderá buscar captar recursos para a implantação das obras de água, esgoto, drenagem urbana e manejo dos resíduos sólidos da cidade”, esclarece Renato Barbosa.
Ainda durante o evento, Bento Machado fez questão de agradecer a presença e participação ativa da população na discussão do Plano Municipal de Saneamento Básico. “Estou emocionada em ver todo esse público aqui colaborando para que possamos elaborar um bom material para os próximos 20 anos de Costa Rica. Agradeço a participação de todos”, declarou o representante da FUNASA.
Também participaram das discussões representantes de diversos órgãos públicos municipais, estaduais e entidades, que acompanharam a apresentação e discutiram o Plano Municipal de Saneamento Básico que foi elaborado pela empresa Exata Ambiental em conjunto com a equipe de gestores municipais.
O presidente da Câmara Municipal de Costa Rica, vereador Lucas Lázaro Gerolomo, também esteve participando da reunião, no ato representando a Casa de Leis. Ele parabenizou o plano criado porque o mesmo irá resultar do desenvolvimento da cidade no que se refere a oferecer qualidade de vida aos moradores.