26 SET 2023
OBRAS PÚBLICAS
Prefeitura de Costa Rica realiza obra de contenção de erosão às margens do Rio Jauruzinho
A Prefeitura de Costa Rica realizou uma obra de contenção de erosão às margens do Rio Jauruzinho, na Fazenda Rancho Macaúba. A ação foi uma reivindicação antiga dos moradores da região, que sofriam com os estragos causados pela erosão. A obra foi concluída com sucesso e contou com a utilização de mais de 80 caminhões de pedra, devolvendo o rio ao seu leito original e preservando o meio ambiente. Com o término da obra, os moradores poderão desfrutar novamente da beleza e tranquilidade do rio, e a cachoeira local continuará sendo um atrativo turístico importante para cidade. A ação da Prefeitura mostra o compromisso com o bem-estar da população e a preservação do meio ambiente.
Em 14 de julho de 2022, a região do Jauruzinho, em Costa Rica, recebeu uma visita especial. O prefeito, delegado Cleverson Alves dos Santos, o vice-prefeito Roni Cota, o secretário de Obras Penides Garcia Jacinto, o vereador Waldomiro Bocalan e outros servidores da administração municipal estiveram presentes para atender a uma reivindicação antiga dos moradores: a contenção de uma erosão às margens do Rio Jauruzinho na Fazenda Rancho Macaúba com a Estrada Vicinal CR 08, Zona Rural, a 60 km do município.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos externou seu contentamento na ação de contenção de uma erosão às margens do Rio Jauruzinho. “Estou extremamente satisfeito em anunciar que a obra de contenção da erosão às margens do Rio Jauruzinho foi concluída com sucesso. Essa ação era de extrema importância para preservar nosso meio ambiente e garantir a segurança e tranquilidade de todos. Promover a defesa das áreas de preservação permanente e a manutenção da malha viária, preservando o direito de ir e vir e, principalmente, por ser uma rota de transporte e escoamento de produção, é dever do município. Agradeço a todos os envolvidos nessa ação e reafirmo meu compromisso em continuar trabalhando para o desenvolvimento e bem-estar de nossa gente”, disse o gestor.

Há mais de 10 anos, devido ao solo arenoso, a erosão de grandes proporções vinha causando estragos na região e prejudicando a área de preservação permanente e estrada vicinal CR 08 onde é feito também o transporte de escolar. Pastagens e vegetação, às margens do rio eram destruídas, ameaçando até mesmo a passagem dos moradores e o escoamento da produção agropecuária na localidade. Além disso, uma das mais belas cachoeiras do rio estava em risco de desaparecer, o que causaria danos irreparáveis ao meio ambiente com o assoreamento.

A Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria de Obras, decidiu agir e realizar uma ação de contenção da erosão. Mais de 80 caminhões de pedra entre rachão, extraídas na pedreira próxima e cascalho, resultando em diversos metros cúbicos foram levados ao local e o trecho próximo à ponte foi totalmente recuperado e cascalhado. O objetivo era claro: devolver o rio ao seu leito original e evitar que danos maiores ocorressem.

O secretário de Obras, Penides Garcia Jacinto, ressaltou a importância da obra. Segundo ele, o prefeito ficou satisfeito com o trabalho realizado, pois essa ação era fundamental para evitar consequências mais graves, como a destruição da cachoeira, da mata ciliar e a erosão contínua do local. "Foi um serviço difícil, mas conseguimos finalizá-lo", afirmou o secretário.

Com o término da obra, o rio Jauruzinho voltou ao seu curso normal, trazendo alívio para os moradores da região e garantindo a preservação de um importante patrimônio natural. A ação da Prefeitura de Costa Rica demonstra o compromisso da administração municipal com o bem-estar da população e a preservação do meio ambiente.

Agora, os moradores poderão desfrutar novamente da beleza e tranquilidade do rio Jauruzinho, sem se preocupar com os estragos causados pela erosão. Além disso, a cachoeira, que é uma das mais apreciadas da região, continuará a encantar visitantes e a ser um atrativo turístico importante para a cidade.

A visita dos representantes do poder público à obra de contenção da erosão mostra a importância dada à demanda dos moradores e a atenção que a administração municipal está dando para solucionar os problemas da região. O trabalho em equipe e o empenho dos envolvidos foram fundamentais para o sucesso da ação.

Agora, os moradores de Costa Rica podem respirar aliviados, sabendo que o rio Jauruzinho está seguro e que sua beleza natural será preservada. A ação da Prefeitura de Costa Rica é um exemplo de como o poder público pode atender às demandas da população e agir em prol do meio ambiente, garantindo um futuro melhor para todos.