Os CEIs – Centro de Educação Infantil de Costa Rica – MS desenvolveram neste mês de novembro, o Projeto Minha Identidade com o objetivo de trabalhar a idade com os alunos e assim também comemorar o aniversário das crianças, professores e servidores.
“A construção da escrita do nome é uma necessidade básica na construção do indivíduo. As crianças em fase de alfabetização podem e devem aprender muitas coisas a partir do trabalho com os nomes próprios da classe em atividades que promovam a socialização da turma, proporcionando ao educador o acesso a um instrumento de avaliação que irá detectar o conhecimento prévio que o aluno possui, quando este demonstra suas hipóteses de escrita do nome”, avalia a secretária Municipal de Educação, professora Mestre, Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral.
Para a subsecretária de Educação, professora Dulcinéia Rosa, o projeto desenvolvidos nos centros de educação infantil visa possibilitar o acesso ao conhecimento da leitura e da escrita através de atividades com o nome, estimulando a oralidade dos educandos. “Assim possibilitamos a integração da turma, através de atividades coletivas, relacionadas aos nomes das crianças, promovendo a socialização entre os mesmos”.
Por fim, o prefeito Waldeli dos Santos Rosa avaliou que com a implantação do projeto foi possível notar os avanços dos alunos na construção da escrita do próprio nome, bem como no reconhecimento dos nomes dos colegas de classe e da professora. “Observar o uso que os alunos fazem da escrita dos nomes para escrever outras palavras. Analisar as produções de escrita, individuais e coletivas e usar os dados para replanejar de forma a superar as dificuldades encontradas pelos alunos”, finalizou Waldeli.