14 JUL 2023
Costa Rica recebe atendimento de “Agente de Roteiro Turístico” do Sebrae
Fotos: Divulgação SEMTMA
Na última quinta-feira (13), ocorreu uma importante reunião com o Conselho Municipal do Turismo, que teve como objetivo discutir a importância da governança no desenvolvimento do turismo e buscar soluções para impulsionar o seu crescimento.

A reunião faz parte das ações do Programa Cidade Empreendedora, promovido pelo SEBRAE em parceria com o município, através da Secretaria de Turismo.

A governança é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento de um destino turístico. Ela envolve a união de esforços entre o setor público, o setor privado e a sociedade civil, visando o planejamento e a implementação de ações que contribuam para o crescimento sustentável do turismo local. É por meio dessa união que se torna possível criar roteiros turísticos atrativos, que mostrem aos visitantes o que o destino tem a oferecer.

“O roteiro turístico é um elemento-chave para demonstrar o que o destino tem a oferecer aos visitantes. Por sua vez, a governança em turismo é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento de um destino. Costa Rica possui um grande potencial, com belezas naturais exuberantes e únicas.  A junção desses elementos gera novos negócios, trabalho e posicionamento no mercado”, afirmou a analista técnica do SEBRAE e responsável pelo município de Costa Rica, Jane Paiva.

Entre os dias 10 e 13 de julho, o consultor Cristevan Frederico Correa Veloso, juntamente com a turismóloga do município, Jaqueline Vargas, estiveram realizando visitas aos empresários locais para levantar as oportunidades e melhorias para a consolidação dos produtos turísticos. O consultor esclarece que o “intuito do trabalho é formatação e melhoria de produtos turístico para a composição de rotas turísticas, que resultarão no fortalecimento e união do trade”.

Para o prefeito, delegado Cleverson Alves dos Santos, Costa Rica possui um grande potencial turístico, com suas belezas naturais belíssimas e únicas. Para aproveitar esses recursos e atrair cada vez mais turistas, é preciso investir na criação e melhoria de produtos turísticos, como roteiros e experiências diferenciadas.

O secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, João Carlos Candido Rocha, ressalta que o turismo é uma grande oportunidade de crescimento e desenvolvimento econômico para o município. Com a união de esforços por meio da governança, é possível potencializar os recursos naturais e culturais de Costa Rica, gerando novos negócios, empregos e fortalecendo a posição do destino no mercado turístico.

O projeto de desenvolvimento turístico em Costa Rica está previsto para ser desenvolvido até dezembro de 2023. Com a implementação de ações voltadas para a melhoria dos produtos turísticos, a capacitação dos empresários locais e o fortalecimento da governança, o município tem grandes chances de se destacar como um destino turístico atrativo e competitivo.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR