229 alunos da Rede Pública de Ensino de Costa Rica - MS, participaram na tarde de sexta-feira (08), no Conviver – Centro de Convivência do Idoso, da solenidade de formatura do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas. Na oportunidade os alunos fizeram o juramento de que se manterão distante das drogas e, ainda, receberam certificado de aluno proerdiano.
Durante três meses, o instrutor do curso, soldado José Carlos repassou a esses estudantes das escolas Professor Adenocre Alexandre de Moraes (29); Francisco Martins Carrijo (35); Joaquim Faustino Rosa (28); Vale do Amanhecer (40); Santos Dumont (32) e José Ferreira da Costa (65) uma mensagem de valorização à vida e da importância de não se aproximar das drogas e da violência.
Após dias de compartilhamento e construção de conhecimentos na prevenção e resistência ao uso de drogas e a violência, os alunos foram incentivados pelo instrutor proerdiano a produzirem redações a partir do tema “Uma vida saudável longe das drogas”. Desses textos, o instrutor escolheu a redação de um aluno de cada escola para ser destaca durante a entrega dos certificados.
Conforme o instrutor do PROED, o programa busca promover a educação social de prevenção às drogas e a violência na vida das crianças, assim, as mesmas se manterão distantes desse mal. O instrutor ressaltou a satisfação em participar da formatura de mais uma turma do PROERD no município.
“É grande a satisfação de contribuirmos na formação desses estudantes. Eles agora irão contribuir na multiplicação dessa ideia, dentro e fora da família. Essas crianças aprenderam que as drogas só trazem coisas ruins, malefícios para a família e para a sociedade”.
Para a secretária Municipal de Educação, professora Mestre, Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, as crianças proerdianas serão novas parceiras na luta contra as drogas. “Sabemos que quando uma criança abraça uma ideia ela incomoda os pais até conseguir êxito, o que a criança aceita como verdade ela passa a defender na família e no ambiente escolar. Então, as proerdianas são fortes multiplicadoras no combate às drogas.”
O prefeito Waldeli dos Santos Rosa não pode participar da solenidade, mas faz questão de destacar a importância do Programa Educacional de Resistência às Drogas. “O PROERD mostrou a essas crianças que as mesmas precisam se distanciar do caminho das drogas. Sabemos que é muito mais fácil prevenir que cuidar e os proerdianos serão difusores da proposta de evitar o mal do século”.
Em Costa Rica, o PROERD é desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação.
Também estiveram prestigiando a formatura dos 229 alunos, os diretores das Escolas Municipais e Estaduais, dos CEIs – Centros de Educação Infantil, o delegado de Polícia Civil de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, o comandante da Polícia Militar, Thiago Franco, a secretária de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Eliana Teodoro Lopes Lalier, a subsecretária Rosângela Marçal, o secretário de Assistência Social, Waldomiro Bocalan “Biri”, o subsecretário de Saúde, Antônio Rainho “Toninho da Saúde”, o vereador Ailton Martins Amorim, no ato representando a Câmara de Costa Rica, familiares dos formandos, entre outros.