31 MAI 2023
AGENDA CULTURAL
Com apoio do Governo Municipal, 50ª Festa de Santo Antônio acontece de 1º a 13 de junho
Em sua 50ª edição, a tradicional Festa de Santo Antônio, padroeiro de Costa Rica, acontece de 1º a 13 de junho na Praça Central Manoel Romualdo Gonçalves. O evento, voltado a toda comunidade costarriquense, conta com apoio do Governo Municipal.

“A trezena de Santo Antônio é um marco importante na nossa comunidade. A parte religiosa de uma festa desempenha um papel significativo na vida de muitas pessoas e traz um conjunto de valores, tradições e crenças que são fundamentais para aqueles que praticam a fé em questão”, ressalta o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos.

Durante a Trezena de Santo Antônio, serão realizadas missas todos os dias, shows especiais, apresentações culturais, quermesse com pratos típicos, parquinho, trenzinho, além do churrasco do padroeiro com leilão de gado e prendas.

A programação conta ainda com os tradicionais jantares, que este ano trazem um cardápio variado com porco no tacho (03/06), galinhada (04/06), agnolini (05/06), macarronada (06/06), tapioca (07/06), choripán (08/06), costela recheada (09/06), baião de dois (10/06), churrasco do padroeiro (11/06), yakisoba (12/06).

Santo Antônio
Santo Antônio ou Fernando Antônio de Bulhões, nome de batismo, nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto de 1195. De família nobre e rica, era filho único. A formação inicial foi feita pelos cônegos da Catedral de Lisboa.

É conhecido como protetor das coisas perdidas, dos casamentos, dos pobres. É o santo dos milagres. Ele morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos, por isso é conhecido como Santo Antônio de Pádua, mas também como Santo Antônio de Lisboa, por ser a cidade de origem. Foi canonizado um ano depois de sua morte, em 1232.

Autor: Angela Bezerra