13 MAR 2023
EDUCAÇÃO
Governo de Costa Rica destaca importância do curso de Enfermagem da UEMS durante Aula Magna
A manhã desta segunda-feira (13) foi marcada pela Aula Magna do curso de Enfermagem da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em Costa Rica. Durante o evento, realizado no auditório da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), o Governo de Costa Rica destacou a importância da graduação que chega de forma inédita no município.

“Hoje vivenciamos a realidade de ter o curso de Enfermagem presencial e gratuito em Costa Rica, esta importante ciência que se dedica à promoção, manutenção e restabelecimento de saúde nas pessoas, além disso, contemplamos a nossa cidade crescer cada vez mais, tendo a Educação como um canal que torna isso possível.  Agradecemos a todos que lutaram conosco desde o início para trazer este curso para Costa Rica, superando os obstáculos um a um e aproveitar para dizer que este é o primeiro de muitos outros cursos superiores que queremos trazer pra cá”, disse o prefeito, delegado Cleverson Alves dos Santos.

Representando o reitor da UEMS, doutor Laércio Alves de Carvalho, a pró-reitora Maria José de Jesus Alves Cordeiro, destacou que o curso também vem com objetivo de alavancar os serviços de saúde, capacitando novos profissionais do município e região, dentro da missão da UEMS de gerar e disseminar o conhecimento, com vistas ao desenvolvimento das potencialidades humanas, dos aspectos político, econômico e social do Estado, e com compromisso democrático de acesso à educação superior e o fortalecimento de outros níveis de ensino, contribuindo, dessa forma, para a consolidação da democracia.

“Quero citar Paulo Freire que diz: ‘Os sonhos são projetos pelos quais se luta. Sua realização não se verifica facilmente, sem obstáculos. Implica, pelo contrário, avanços, recuos, marchas às vezes demoradas. Implica luta’, porque isso define um pouco do que enfrentamos, com apoio da classe política do município, no decorrer de 2022, para trazer o curso para Costa Rica e chegar até aqui com a Aula Magna”, afirmou a pró-reitora.

Com a missão de coordenar o curso em Costa Rica, a mestre em enfermagem Simone Vidmantas, frisou que “ensinar enfermagem atualmente traz consigo a incumbência de trazer significado para o vocábulo assistir. Não quero chamar este momento de único, pois tenho a certeza de que haverá muitos outros momentos tão especiais como este na nossa trajetória ”, comentou.

Para encerrar a aula, a doutora Cibele de Moura Sales, ministrou uma palestra aos novos alunos  destacando que o curso de enfermagem vem trabalhando com um projeto pedagógico que contemple a formação de Enfermeiros (as) com competências para desenvolver conhecimentos científicos, habilidades técnicas e atitudes éticas, legais e humanísticas adequadas à realidade e às necessidades de reconhecimento da profissão.

A cerimônia também contou com a presença do vice-prefeito, Roni Cota, do presidente da Câmara Municipal, Ailton Amorim, vereadores, secretários, subsecretários, entre outras autoridades municipais.

Autor: Angela Bezerra