07 MAR 2023
EDUCAÇÃO
Inédito: Projeto Pedagogia da Alternância trabalha Educação do Campo na Escola Cotrisa de Baús
Fotos: Angela Bezerra - Assecom - PMCR
Os alunos de tempo integral da educação infantil e do ensino fundamental da Escola Municipal Cotrisa de Baús – Polo, localizada na maior região produtora de grãos e algodão herbáceo, a Baús, em Costa Rica, têm recebido incentivo para melhorar e fortalecer suas atividades. A economia do município tem vocação econômica para a agropecuária, sendo considerada a Capital Estadual do Algodão.

Em 2022, o Governo de Costa Rica por intermédio da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) firmou parceria para implantar na unidade escolar, o projeto Pedagogia da Alternância para trabalhar a Educação do Campo, tempo na família e tempo no campo das 7h às 15h50, oferecendo aos alunos conteúdos teóricos e práticos ligados às atividades do meio rural.

A iniciativa tem como parceiros Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Fazendas da região, Associação de Pais e Mestres e SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento) via Programa AgroRica.

Toda a área da escola, aproveitando ao máximo os espaços disponíveis foram divididos em unidades de práticas rurais, criação de galinhas, chiqueiro educativo; 400 m² de cultivo de grandes culturas para a produção de milho, soja e algodão. 300 m² de fruticultura para o cultivo de variadas espécies de frutas, comum nos pomares das casas da região e uma área de 200 m², de horticultura por meio de estufa de produção, dividida em telado agrícola com irrigação, estufa de produção de mudas, produção de compostagem e minhocário.

Toda a produção do Projeto Pedagogia da Alternância que trabalha a Educação do Campo da Escola Cotrisa de Baús serve de suporte para consumo próprio da comunidade escolar, em refeições diárias com produtos saudáveis e principalmente sem a adição de agrotóxicos nocivos à saúde humana, colhidos pelos próprios alunos e preparados pelas merendeiras sob à orientação de nutricionistas.

A proposta didático-metodológica visa contribuir na formação integral do aluno contemplando as áreas de dimensão humana e as de disciplinas curriculares que a escola busca abranger, sua aplicabilidade no cotidiano da escola por meio de instrumentos pedagógicos que valorizam as experiências do contexto familiar, por meio de consultorias de capacitação e apoio técnico para aprimorar sua produção, gestão e sustentabilidade.

Para o secretário da SEMAD, Fernando Barbosa Martins, diante dos desafios deste ano, o projeto teve como objetivo ainda maior apresentar e implementar novas tendências e tecnologias relacionadas à produção sustentável no meio rural, já que na região predomina as grandes propriedades rurais, voltadas para a exploração da agricultura de alto tecnologia. “A importância de uma assistência técnica junto aos alunos filhos dos produtores pode fazer a diferença. Novas tecnologias e conhecimentos podem auxiliar os produtores a contornar os altos custos de produção e somadas à uma gestão eficiente da atividade, favorecer e fornecer bons retornos financeiros as famílias produtoras”, comenta ele.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Almeida, o projeto Pedagogia da Alternância nas escolas municipais da zona rural do município, é resultado de um processo dialógico de estudos e consultas ao público interno e externo às unidades. “É um grande avanço para as crianças do meio rural, preparando-as para seguir a orientação do agronegócio. Um dos seus objetivos é fortalecer a produção rural da Baús. Foi criado para apoiar este fortalecimento através de consultorias que respeitam a individualidade de cada produtor, identificando suas capacidades e limitações para que, posteriormente, seja possível estabelecer uma relação de grupo, trabalhando os princípios de qualidade, regularidade e frequência, além de outras vantagens competitivas”, finaliza.

A deliberação do CEE/MS (Conselho Estadual de Educação) que autorizou o funcionamento na modalidade educação básica do campo pelo prazo de três anos, a partir de 2022 foi publicada no Diário Oficial do Estado nº 11.015, de 16 de dezembro último.