27 JAN 2023
Alistamento Militar 2023 em Costa Rica vai até 30 de junho
Se você mora em Costa Rica e completa 18 anos em 2023, deverá se apresentar até 30 de junho para o Alistamento Militar obrigatório do Exército, Marinha ou Aeronáutica.

Para muitos jovens, o Alistamento Militar é apenas uma obrigação, e não possuem o menor interesse em servir o Exército, porém para tantos outros, a oportunidade de trilhar uma carreira militar é um objetivo de vida.

Para ambos os casos o Alistamento Militar é uma obrigação civil, então fique atento as datas previstas.

Para se alistar, você deve comparecer à Junta do Serviço Militar de Costa Rica entre as datas 01 de janeiro a 30 de junho portando os seguintes documentos:
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Carteira de identidade
  • Certificado de naturalização ou termo de opção
  • Certificado de alistamento militar, caso já tenha se alistado fora do país,
  • ou na marinha, por exemplo.
  • Uma foto 3×4 recente, colorida ou não (fundo branco ou azul).
  • Comprovante de residência
 ALISTAMENTO MILITAR ONLINE
É possível fazer seu Alistamento Militar Online. Para isso é necessário o jovem possuir um CPF (Cadastro de Pessoa Física) e acessar o link https://www.alistamento.eb.mil.br/

A seleção é feita entre os meses de julho e outubro, onde alguns jovens já são automaticamente liberados e outros são selecionados para uma segunda fase. Nessa segunda fase, os selecionados são submetidos à uma série de avaliações psicológicas e físicas para verificar se estão aptos.

Após a dispensa, o alistado deve voltar à JSM (Junta do Serviço Militar) de Costa Rica na data agendada para participar da cerimônia cívica de Juramento à Bandeira e receber seu CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação).