25 JAN 2023
SAÚDE
Em dois anos de vacinação contra Covid-19, Costa Rica já aplicou mais de 61 mil doses
No último dia 19, Costa Rica completou dois anos da Campanha Municipal de Imunização contra a Covid-19. Desde então, o município já aplicou 61.488 doses de vacina para combater a doença, conforme aponta o Painel Mais (Monitor de Apoio às Informações em Saúde).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, deste total geral, 21.530 pessoas foram vacinadas com a D1 (1ª dose), 19.671 pessoas receberam a D2 (2ª dose), 14.075 pessoas com a D3 (3ª dose), 3.469 receberam a D4 (4ª dose) e 2.684 pessoas receberam a DU (dose única) da vacina.

“Com todo esse esforço conjunto, incluindo a dedicação constante dos nossos profissionais de Saúde, dose a dose, chegamos até aqui. Mesmo com o vírus ainda presente em todo país e lutando para permanecer, cada dose aplicada garantiu a redução de internações e mortes causadas pela doença em nosso município”, afirma o prefeito, delegado Cleverson Alves dos Santos.

Para o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, o principal desafio da pasta está na conscientização da população para que completem o esquema vacinal e imunizem, principalmente, as crianças.

“A eficácia e importância da vacina está mais do que comprovada. Entretanto, é indispensável que aqueles que ainda não tomaram nenhuma dose ou precisam completar seu esquema vacinal procurem as Unidades de Saúde e que os pais ou responsáveis levem as crianças para se vacinar”, reforça o secretário.

Todas as Unidades de Saúde de Costa Rica já retomaram o atendimento em horário normal desde a segunda-feira (23) e seguem com os agendamentos para aplicação da 2ª dose em crianças de 3 a 11 anos.

Para vacinar esta faixa etária é obrigatória a presença dos pais ou responsável, que devem apresentar documentos pessoais que comprovem o parentesco ou responsabilidade legal, e a Caderneta de Vacinação da criança.  Caso não seja possível o comparecimento, o acompanhante da criança deve apresentar o Termo de Consentimento, assinado pelos pais ou responsável, comprovando a autorização para que a vacina possa ser administrada.

As Unidades de Saúde de Costa Rica funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Autor: Angela Bezerra