16 DEZ 2022
Nove alunos concluem curso Básico de Corte e Costura na Rica Trama
Fotos: Divulgação - Rica Trama
Nove alunos concluíram com êxito nesta quarta-feira (14), o curso ‘Básico de Corte e Costura’, de qualificação profissional oferecido pela Prefeitura de Costa Rica, através do Programa Rica Trama, vinculado à Secretaria de Assistência Social. A turma foi preenchida por mulheres e um homem empreendedores do segmento da economia solidária.

O objetivo foi promover uma qualificação com os conhecimentos básicos de corte e costura, com intuito de complementar a renda familiar e socialização dos participantes, capacitando os alunos a modelar e montar peças básicas de confecção feminina e masculina, corte, costura e acabamento visando à qualidade na produção do vestuário.

Ministrado pela por Vera Lucia Barbosa, o curso aconteceu no período de 19 de julho a 14 de dezembro, onde os participantes com idade entre 30 e 68 anos aprenderam desde como tirar as medidas, criar os moldes, cortar o tecido, funcionamento da máquina de costura, até o acabamento das peças de roupas.

De acordo com a instrutora, para exercer a profissão é preciso ter habilidade manual, senso estético e capacidade de concentração. Costureiro é o profissional responsável pela confecção de diferentes peças do vestuário. Ele modela, corta e costura peças sob medida, em vários tipos de tecido, usando equipamentos adequados às técnicas de confecção.

Para a secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira, “a costura pode ser uma ótima alternativa para ganhar dinheiro. Os ateliês de costura estão cada vez mais caros e bons profissionais estão em falta no mercado, com este negócio você pode realizar desde pequenos consertos até grandes confecções de roupas. O mais importante, a maioria das mulheres que fizeram o curso, inclui aquelas em condição de vulnerabilidade social que recebem atendimento no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ou que recebem auxílios de transferência de renda”, justificou.

A aluna Rosanea Gonçalves relatou que com os conhecimentos adquiridos pretende se tornar uma profissional no ramo e assim poder também partilhar o seu aprendizado.

É o primeiro de uma série que vai acontecer na gestão do prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos e vice, Roni Cota.