14 DEZ 2022
IFMS oferece 75 vagas para cursos de qualificação profissional em Costa Rica
Estão abertas até 8 de janeiro de 2023, as inscrições para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade a distância, que serão ofertadas pelo IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) no 1º semestre do ano letivo de 2023. Para Costa Rica são ofertadas 25 vagas para o curso de espanhol básico I, 25 vagas para o curso de inglês básico I e outras 25 para operador de computador.

De acordo com a coordenadora do Polo UAB Costa Rica, Miltes Gaspar, os cursos de Formação Inicial e Continuada do IFMS conduzem os estudantes à capacitação, ao aperfeiçoamento, à especialização e à atualização profissional.

Para concorrer a uma das vagas disponíveis, os(as) candidatos(as) deverão possuir a escolaridade mínima para o curso escolhido, devendo comprová-la na data da matrícula, caso sejam contemplados. Caso o candidato não tenha acesso à internet, poderá comparecer no Polo UAB Costa Rica, localizado na Escola Municipal Cívico-Militar Prof. Adenocre Alexandre de Morais, de segunda a sexta-feira em horário comercial, para fazer a inscrição.

O Processo Seletivo ocorrerá por meio de sorteio eletrônico, que acontecerá de forma on-line e será transmitido ao vivo pelo Youtube, às 10h, no dia 12/01/2023, visando selecionar e classificar todos os candidatos com inscrições homologadas.

Cada candidato(a) receberá um número de participação no sorteio que será divulgado na data prevista no cronograma na Central de Seleção do IFMS. Para os cursos cujo número de inscrições homologadas seja menor que o número de vagas ofertadas, não haverá sorteio, visto que todos os candidatos serão convocados para matrícula na Primeira Chamada.

Para realizar a inscrição pela Internet, os candidatos deverão observar as duas etapas descritas abaixo:

Primeira etapa
a) Acessar a Página do Candidato na Central de Seleção do IFMS;
b) Realizar o cadastro no sistema, informando os dados pessoais do(a) candidato(a).
c) Antes de ENVIAR O CADASTRO, confirmar se o nome completo está escrito conforme o documento de identificação e se a data de nascimento do(a) candidato(a) informada no sistema está correta.
d) Caso já tenha cadastro, o(a) candidato(a) deve entrar na aba ATUALIZAR MEUS DADOS para conferência e atualização, se necessário. Para salvar a atualização, é preciso clicar em ENVIAR CADASTRO na parte inferior da página.

Segunda etapa
a) Selecionar a aba INSCRIÇÕES ABERTAS e localizar o título Formação Inicial e Continuada EaD – 2023/1 - Edital nº 078/2022. Clicar em EFETUAR INSCRIÇÃO, na mesma linha do título;
b) Escolher o campus/polo de oferta e o curso/turno;
c) Conferir se as opções selecionadas estão corretas e clicar em ENVIAR A INSCRIÇÃO;
d) Verificar a confirmação da inscrição no e-mail cadastrado ou na Página do Candidato na Central de Seleção do IFMS.

Modalidades e escolaridade:
Para o curso de Inglês Básico I haverá dois encontros semanais, na terça e quinta-feira no período noturno e é necessário estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio.

Para o de Espanhol Básico I também haverá dois encontros semanais, na terça e quinta-feira no período noturno e é exigido Ensino Fundamental I – Completo.

Já o curso de Operador de Computador é totalmente a distância e é exigido Ensino Fundamental I – Completo.
Autor: Angela Bezerra