25 NOV 2022
EDUCAÇÃO
Literatura de Cordel da Apostila Aprende Brasil é tema de apresentações culturais na Escola Fábio
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom - PMCR
Nesta quinta-feira (24), o prefeito Cleverson Alves dos Santos, além de quatro imortais da Academia de Letras de Costa Rica, prestigiaram o encerramento dos trabalhos do 4º bimestre dos alunos das turmas do 4º ano ‘A’, ‘B’ e ‘C’, períodos matutino e vespertino, da Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa, abordando o gênero literário de Cordel com base na Apostila Aprende Brasil.

O prefeito municipal, Cleverson Alves fez um breve relato da origem e da importância da literatura de cordel, originado em Portugal pelos trovadores medievais, que, nos séculos XII e XIII, cantavam poemas, espalhando histórias para a população a qual, em sua grande maioria, não era letrada. Sua existência fortalece o folclore e o imaginário regional, além de incentivar a leitura, destacou.

O gestor disse ainda, que quando criança memorizou um cordel e recitou ao público um pequeno trecho da estória sobre Lampião. ‘Quem no céu faz a defesa de Lampião?’, sendo aplaudido no Auditório Multiuso da unidade escolar.

Os outros representantes da Academia de Letras de Costa Rica, a presidente Ruth Gonçalves Oliveira, a professora Mirian Aun Pincelli Carrijo, o ator Otmair José Inácio e a diretora de cultura, Jacy de Pina Bulhões Rodi, trataram sobre abrir portas para valorizar a cultura local, oferecendo apoio e incentivo nas artes da música, literatura, entre outras.

Na oportunidade, os imortais foram unanimes ao afirmarem que a cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.

A sequência das apresentações foi com declamação de poema ‘esse é meu Nordeste’, ‘repente do Sebastião’, ‘cordel de Natal’, ‘meu Mundo’; teatro ‘Alto da Compadecida’ e ‘Nado Sincronizado’.

A diretora da unidade escolar, professora Elisângela Almeida Carneiro agradeceu a presença do prefeito e dos demais acadêmicos de letra por compartilhar suas experiências e contribuírem para o conhecimento e valorização dos trabalhos da classe estudantil.

Literatura de Cordel

A Literatura de Cordel é um gênero literário popular, escrito frequentemente de forma rimada, originada de relatos orais e depois impressos em folhetos. A literatura de cordel se popularizou no Brasil nas regiões Norte e Nordeste, sendo hoje difundida em todo o território nacional. Com publicações brochuras impressas. O termo ‘Cordel’ vem do fato de serem apresentadas penduradas em cordas ou cordéis.

No geral, o cordel é escrito em métrica com rimas que fazem a musicalidade dos versos. Torna-se uma forma de resistência para o folclore da região de onde surge, já que o gênero cordel trata dos costumes locais, fortalecendo as identidades regionais.

Além de gênero literário, o Cordel era veículo de comunicação e ofício, garantindo a fonte de renda de muitos cordelistas. Popularizou no século XIX, tornando-se uma forma de expressão da cultura brasileira, africana, indígena, europeia e árabe, entoando as tradições orais, a prosa e a poesia.