24 OUT 2022
Costa Rica inicia Arrastão de Limpeza contra o mosquito transmissor da Dengue
Teve início na manhã desta segunda-feira (24), em Costa Rica, o Arrastão de Limpeza contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O objetivo é retirar todo material inservível que possa acumular água parada e se tornar criadouro do mosquito.

A Prefeitura de Costa Rica, por intermédio da Secretaria de Saúde, Vigilância em Saúde e Agentes de Combate à Endemias, realizará um grande arrastão contra o Aedes Aegypti com visitas e vistorias nos imóveis pelos agentes e com o apoio de trabalhadores braçais contratados exclusivamente para a ação.

De acordo com o Geandro Almeida, um amplo Arrastão de Limpeza está começando e prosseguirá pelos próximos 20 dias. A orientação aos moradores dos bairros é para colaborar com o Arrastão, facilitando a entrada em seus imóveis. Caminhões da Prefeitura passarão recolhendo os materiais. São mais de 48 pessoas trabalhando nas ruas para impedir o surgimento de focos na cidade e consequentemente, reduzirá os impactos causados ao meio ambiente e a saúde da população.

O prefeito Cleverson Alves dos Santos, ressalta a importância desse trabalho preventivo: "É de extrema importância esse arrastão de limpeza, o trabalho em conjunto dos agentes de combate a endemias e dos trabalhadores braçais contratados com certeza vão conseguir o objetivo, fazendo uma varredura em todos os bairros da cidade nessa ação, como forma de prevenir a proliferação do mosquito quando chegar o verão, provando que o trabalho de uma equipe dinâmica sempre rende excelentes resultados”.

O secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, orienta para uma proteção completa dentro e fora de casa, se faz necessário eliminar todos os focos de água parada, pois são nesses locais que a fêmea do Aedes aegypti coloca seus ovos para se proliferar.

“Para nos prevenirmos da Dengue, devemos, primeiramente, lutar contra o mosquito, destruindo os criadouros desse vetor. É importante evitar o acúmulo de água parada, limpar sempre as caixas d’água e mantê-las fechadas, trocar a água de vasos de plantas aquáticas, secar os pratinhos dos vasos de plantas, limpar os ralos, tratar a piscina com cloro e nunca descartar lixo de maneira inadequada. Sem água parada o mosquito Aedes aegypti não prolifera”, argumentou o gestor da Saúde.

Participaram também do ato inicial, o secretário de Governo, Rayner Moraes Santos e a coordenadora da Vigilância em Saúde, Laura Viviane Gomes de Oliveira Rodrigues.

O Arrastão contra Dengue é uma ação multidisciplinar do Governo de Costa Rica, entre as pastas da Saúde e de Obras. A população também pode ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, para denunciar áreas com descarte irregular de materiais ou terrenos com lixo basta enviar uma foto com o endereço para o canal via WhatsApp Ouvidoria Municipal (67) 08006477130, e acionar, sempre de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A denúncia será encaminhada ao setor de fiscalização.