18 OUT 2022
Dia D do Outubro Rosa acontece nesta quarta-feira nas Unidades de Saúde
Nesta quarta-feira (19), as Unidades de Saúde de Costa Rica estarão atendendo com horário estendido, entre as 18 e 21 horas, para coleta de exames preventivos, exames clínicos de mamas, testes rápidos, além de atendimento médico, odontológico e farmácia exclusivamente para mulheres. A iniciativa é realizada pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde, e faz parte das ações da Campanha Outubro Rosa.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, o objetivo é agilizar e facilitar a realização dos exames e atendimentos, estimulando e incentivando a saúde feminina.

“Muitas mulheres não conseguem sair do trabalho no horário em que as Unidades normalmente estão abertas, por isso estamos ampliando o atendimento para que todas possam ser atendidas. O diagnóstico precoce é fundamental para salvar vidas, pois aumenta as chances de cura de um câncer”, ressalta o secretário.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Jéssica Guimarães Costa, todas as mulheres que fizerem o exame preventivo ganharão um copo personalizado e ainda estarão concorrendo a um secador de cabelo no final da campanha.

Para atendimento é indispensável apresentar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e não é necessário agendamento.

Ainda segundo a coordenadora, na próxima quarta-feira (26), acontece mais um Dia D da Campanha nas Unidades de Saúde, entre as 18 e 21 horas, com os mesmos serviços ofertados nesta primeira fase.
Autor: Angela Bezerra