29 SET 2022
SAÚDE
Setembro Amarelo: Depressão pós-parto e prevenção ao suicídio são temas de palestras em Unidades de Saúde
Setembro é um mês dedicado à prevenção do suicídio. Neste mês é realizada a campanha Setembro Amarelo, que reforça a valorização da vida. Em Costa Rica, a Secretaria Municipal de Saúde realizou palestras com psicólogas nas Unidades de Saúde para orientar e sensibilizar a população acerca do tema.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Jéssica Guimarães Costa, na Unidade de Saúde Vale do Amanhecer, a psicóloga Walquiria Karoline Brum Pavlak ministrou uma palestra com o tema “Depressão pós-parto” para o grupo de gestantes.

“Essa condição é definida como uma profunda tristeza que pode trazer consequências tanto para mãe como o bebê, pois há comprometimento do vínculo entre eles e que pode inclusive não ocorrer.  A doença tem cura se a paciente fizer o tratamento corretamente, seguindo as orientações médicas”, aponta a coordenadora.

Já na Unidade de Saúde São Francisco, durante o Hiperdia, foi ministrada a palestra “Prevenção ao suicídio”, com a psicóloga Cecília Alves dos Santos. Ainda segundo a coordenadora, durante muito tempo, falar sobre suicídio foi um tabu. “De uns tempos para cá, especialmente com o sucesso da campanha Setembro Amarelo, esta barreira foi derrubada e informações ligadas ao tema passaram a ser compartilhadas, possibilitando que as pessoas possam ter acesso a recursos de prevenção”, destaca.

Para o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio.

“A melhor maneira de ajudar o próximo é por meio da informação, do aprendizado e, assim, auxiliar por meio de uma escuta ativa e sem julgamentos, com empatia e disponibilidade, sempre levando a um acompanhamento médico, que saberá como agir diante da situação do paciente”, ressalta o secretário.

Além de psicólogos nas Unidades de Saúde dos bairros, Costa Rica conta com o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) que fica localizado na rua Iza Carvalho de Souza, Nº 477,  Bairro Ramez Tebet, próximo a Delegacia de Polícia Civil.
Autor: Angela Bezerra