26 SET 2022
SAÚDE
Com acessibilidade para PcD, novo ônibus da Saúde vai garantir mais conforto para pacientes
O Governo de Costa Rica entregou na manhã desta segunda-feira (26) um ônibus zero quilômetros para atender a Secretaria de Saúde. O veículo conta com acessibilidade para Pcd (Pessoa com Deficiência) e vai garantir mais conforto no transporte dos pacientes.

O novo ônibus, no valor de R$ 819.900, foi adquirido com o duodécimo devolvido pelo Legislativo Municipal referente ao ano de 2021. Ao todo, a Casa de Leis devolveu aos cofres públicos R$ R$ 1.829.000 e o restante do valor será destinado às obras de reforma e ampliação da Fundação Hospitalar.

“Hoje o nosso coração se enche de alegria por conseguir, através do apoio da Câmara de Vereadores, atender essa demanda que persistia em Costa Rica há muitos e muitos anos. Muitas vezes o orçamento público fica comprometido e não conseguimos fazer todas as entregas que a população merece e precisa, ou no tempo e velocidade que desejamos, mas através de parcerias como esta, do bom relacionamento e do diálogo entre o Executivo e Legislativo, Costa Rica tem avançado muito e colhido bons frutos, como a entrega deste ônibus, por exemplo”, apontou o prefeito em exercício, Roni Cota.

A aquisição do veículo com capacidade para 44 passageiros e mais uma poltrona elevatória de embarque para Pcd, também foi comemorada pelo secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos.

“É uma satisfação muito grande para mim, que já estive como vereador e agora como secretário, receber este presente para beneficiar a nossa população. Agradeço aos colegas vereadores pela parceria e ao Executivo Municipal por aceitar a sugestão da Câmara em fazer o investimento na área da saúde”, ressaltou o secretário.

Ladeada dos outros 10 vereadores, e dos secretários Rayner Moraes (Governo) e Jovenaldo Francisco (Saúde) que em 2021 também eram parlamentares, a presidente da Câmara Municipal, professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, falou da importância do veículo para a população. “É uma alegria poder estar aqui entregando este ônibus. O paciente já está doente e o mínimo que podemos fazer é dar este conforto para nossa população. É com este intuito que sugerimos ao prefeito que fizesse a aquisição deste ônibus para uso exclusivo da Secretaria Municipal de Saúde”, enfatizou ela.

Na oportunidade, o 1º secretário da Câmara Municipal, Averaldo Barbosa, que em 2021 presidiu a Casa de Leis, também mencionou a parceria entre o Poder Público, que reflete como benefícios em prol da população costarriquense.

“É gratificante podermos devolver o recurso para o Executivo e saber que aquilo que foi sugerido está sendo efetivado, obrigado por ter nos apoiado nessa empreitada e também por ter parte deste recurso destino à Fundação Hospitalar, com certeza esses recursos serão bem aplicados. Aquilo que for bom para a população a Câmara sempre estará apoiando”, concluiu o vereador.
Autor: Angela Bezerra