22 SET 2022
MEIO AMBIENTE
Árvores nativas são plantadas às margens do rio Sucuriú no Dia da Árvore em Costa Rica
Fotos: Silvestre de Castro / Montagem: Gustavo Pelicano ; Assecom - PMCR
Nesta quarta-feira (21) quando se comemora o Dia da Árvore, o Governo Municipal por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Assistência Social, através do Projeto Florestinha, fez o plantio de mudas de espécies nativas do cerrado nas margens do Rio Sucuriú, em Costa Rica, para revitalizar e preservar a AAP (Área de Preservação Permanente). A Iniciativa contou com apoio da Câmara de Vereadores e empresa Atvos, bem como da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento que produziu e doou as mudas.

A vegetação às margens do rio contribui, por exemplo, para o equilíbrio térmico da água, reduzindo os extremos de temperatura e mantendo a oxigenação do meio aquático. Promove, ainda, a absorção de nutrientes pelas árvores, arbustos e plantas herbáceas evitando a lixiviação excessiva dos sais minerais do solo para o rio.

Nesta ação, o cabo André da PMA, destacou que a soma de esforços das crianças e adolescentes do Projeto Florestinha, funcionários da Atvos, servidores públicos municipais, engenheiros ambientais e da secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira, com efetivo da PMA (Polícia Militar Ambiental), resultou no plantio de mudas de árvores de espécie nativas do cerrado nas margens do rio Sucuriú, na AAP, que além de preservar o rio evitando assoreamento, serve de abrigo para outros animais e espécies da fauna. Também foram feitos entregas e plantios de mudas em escolas e CEIs (Centros de Educação Infantil) da rede municipal de ensino. “Vamos plantar uma árvore, em vez de arrancar”, ressaltou o instrutor do Florestinha.

O analista de meio ambiente da Atvos, Paulo Sérgio Duarte, explicou que juntamente com Andressa Prado e Marcelo Prado, auxiliaram o plantio de árvores nas margens do rio Sucuríu e nos demais locais públicos como escolas, creches e praças. “A participação da empresa foi de suma importância, pois, a Atvos desenvolve ações voltadas ao meio ambiente, e tem como lema ‘Renovar o amanhã, de forma sustentável para as próximas gerações’. É importante para a empresa e para a comunidade para manter um meio ambiente equilibrado e saudável para todos, esperamos com isso ter bons resultados”, disse.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Artur Baird, as árvores que estão sendo plantadas nas margens do rio Sucuriú, que corta a cidade, vai proporcionar vários benefícios ao meio ambiente e a comunidade. “O trabalho faz parte do projeto de recuperação da mata ciliar que praticamente não existe e estamos desenvolvendo esse trabalho em parcerias do Poder Público com a Atvos, PMA e Projeto Florestinha para conscientizar a população sobre a importância dessa grande riqueza natural”, argumentou o secretário.

O prefeito em exercício, Roni Cota, destacou que as árvores nos lembram que a vida é muito maior do que o nosso momento presente. Suas raízes profundas e galhos em crescimento nos chamam a olhar para o céu e a eternidade. “Deus nos compara a uma árvore, a árvore da vida que é um símbolo que atravessa gerações. Desde culturas ocidentais até as orientais. Para todas elas a árvore da vida representa vitalidade, força e capacidade para vencer desafios. Além disso, é um símbolo que provoca reflexão”, sinalizou o gestor.

Dia da Árvore

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul. Tem como objetivo conscientizar a população da importância da preservação, e seu papel para a vida no planeta. Além de sua própria beleza, as árvores têm funções importantes para o meio ambiente. Elas refrescam, dão sombra, são barreiras contra o vento, ajudam a manter a umidade do ar, diminuem a poluição, mantêm o solo firme e servem de abrigo para pássaros e outros animais.