31 AGO 2022
PARCERIAS
Sabores do Sertões: Escondidinho de carne seca leva primeiro lugar em Costa Rica
Foto Noticia Principal Grande
“Escondidinho de Carne Seca” do estabelecimento Mistura´s Boteco foi o vencedor do concurso gastronômico em Costa Rica

O Escondidinho de Carne seca do estabelecimento Mistura’s Boteco foi o vencedor do concurso gastronômico “Sabores do Sertões 2022 – Estrela Sebrae 50 + 50” em Costa Rica (MS). A ação integra a 30ª edição do Rally dos Sertões, tem a parceria do Sebrae e a poio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Turismo, com o objetivo de dar visibilidade e divulgar a culinária típica das cidades integrantes da rota do Rally. No total, o evento com a participação de 167 restaurantes em 14 cidades, do Sul ao Norte do Brasil, por onde passou o Rally deste ano.

Na etapa de Costa Rica, foram 13 pratos inscritos. Todos deveriam conter como ingrediente típico a mandioca, podendo ser utilizada em pratos doces ou salgados. Depois de divulgadas as opções, o público elegeu os melhores em uma votação on-line, que somou mais de 666 votos. Conquistou o primeiro lugar, o Mistura’s Boteco, seguido pelos estabelecimentos Meu Bar e Comida Caseira MD, finalistas do concurso.

A chefe de cozinha Iandra Garcia Barcelos de Amorim é a responsável pelo prato ganhador e que já é sucesso no cardápio do Mistura´s Boteco. Na receita, foram utilizados os ingredientes mandioca e carne seca, e para acompanhar batata palha e cebolinha. “Como comerciante de Costa Rica, nos sentimos honrados em poder participar de um evento desse nível e ser bicampeão de um concurso gastronômico é uma forma de evidenciar esse trabalho que a gente tem na cidade há 10 anos”, disse, emocionada, após conferir o resultado.

Como parte da premiação, a vencedora recebeu troféu e um selo de reconhecimento, além de um espaço em um guia especial de comemoração dos 50 anos do Sebrae, com veiculação nacional. “O concurso cumpriu o objetivo de impulsionar a economia local e valorizar a gastronomia criativa dos pequenos negócios. O vencedor também tem reconhecimento nacional ao fazer parte de um guia, que leva a receita do prato e o nome do chef”, afirma a analista-técnica do Sebrae/MS, Jane Paiva.

O prefeito em exercício de Costa Rica, Roni Cota, destacou que a competição valoriza a gastronomia do interior do país. “Um dos ingredientes dos pratos que representam o sabor local foi a mandioca, bastante produzida na nossa região. Esse concurso serviu para motivar a criatividade na gastronomia com a criação de pratos para que a população apreciasse e acredito que todos saem vencedores do concurso, pois se aperfeiçoaram e saíram motivados por essa oportunidade”, disse.

Concurso

O concurso gastronômico “Sabores do Sertões 2022 – Estrela Sebrae 50 + 50” recebeu a inscrição de 167 restaurantes em 14 cidades, em todo o País. Em cada uma delas, foram propostos ingredientes típicos de cada local. Durante toda a ação, foram computados mais de 11 mil votos.

Entre os dias 29 de julho a 21 de agosto, a população pode degustar pratos especiais produzidos por esses estabelecimentos, que evidenciaram ingredientes típicos e as especialidades deles, em preços promocionais. A lista completa dos empreendimentos participantes pode ser conferida na página oficial da iniciativa.

A realização do concurso gastronômico, em MS, contou com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/MS), Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo (Fundtur) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e Associação Comercial de Costa Rica.

Sobre o rally

Para celebrar os 30 anos da competição e os 50 anos do Sebrae, a edição de 2022 é histórica, com o maior percurso do mundo em trechos cronometrados – 4.811km de um total de 7.211km de rota, passando por Foz do Iguaçu (PR), Umuarama (PR), Presidente Prudente (SP), Campo Grande (MS), Costa Rica (MS), Barra do Garças (MT), São Félix do Araguaia (MT), Palmas (TO), Mateiros (TO), Bom Jesus (PI), Balsas (MA), Imperatriz (MA), Paragominas (PA) e Salinópolis (PA). Para conferir a programação completa do Rally dos Sertões clique aqui e para mais informações acesse o site oficial sertoes.com.