22 AGO 2022
Evento reúne pessoas com deficiência em Parque Ecológico de Costa Rica
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
Crianças, jovens e adultos com deficiência e seus familiares participaram no último sábado (20) de diversas atividades esportivas gratuitas no Parque Ecológico Vilibaldo Rodrigues Barbosa. Em sua primeira edição no Município para PCDs (Pessoas com Deficiência), a manhã foi repleta de esporte, lazer e muita diversão.

A ação faz parte do Projeto Oportunidade para Todos, promovida pelo Governo de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), com o apoio da Câmara de Vereadores e da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura), Atvos, SLC Agrícola e outros parceiros.

O encontro, resultou numa série de atividades pedagógicas, físicas e esportivas para integrar a Pessoa com Deficiência à sociedade. De 21 a 23 de agosto, celebra-se à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

As crianças e jovens participaram de jogos recreativos, gincanas, corridas, futsal, basquete, badminton, curtiram som ao vivo com uso de instrumentos musicais como teclado e violão.

Elas participaram ainda, de atividades de pinturas facial onde elas assumem papéis, desenvolvendo a imaginação de uma forma lúdica e única, onde o maior encantamento é o poder, como num passe-de-mágica, transformar-se em um super-herói, em uma linda borboleta ou até mesmo em um bichinho felpudo.

Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Evair Gomes, o objetivo do dia é promover a inclusão de pessoas com deficiência para que essas crianças e jovens possam experimentar de forma lúdica e com supervisão, a rotina de uma criança normal.

"Ver as crianças e jovens felizes dessa maneira não tem preço. Eles têm as mesmas vontades e o mesmo direito de participar de tudo que as pessoas ditas 'normais' participam. Por isso, ações como essa são essenciais e nós, Poder Público bem com como as famílias, abraçamos a causa", diz a gestora da Assistência Social.

Conforme o vereador Evaldo Paulino Garcia, que também esteve presente na ação, “é emocionante ver a empolgação de todos eles, não só hoje, mas em todos os outros dias deveriam se sentir incluídos. As instituições e as famílias lutam por isso, mas também precisamos de ações consistentes como essa do poder público".

Na oportunidade também foi servido um delicioso café da manhã para todos os presentes no evento.

Projeto Oportunidade para Todos (PCD)

O programa visa entre suas ações prioritárias a garantia de acesso destes cidadãos Pessoa com Deficiência aos direitos básicos, mercado de trabalho e qualificação profissional, além de promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência, seus familiares.

Conforme a assistente social e técnica responsável, Adriana da Cruz Anacleto, o trabalho realizado tendo como porta de entrada o equipamento do CRAS promove apoio que garantem a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência que usam o serviço da Assistência Social da cidade de Costa Rica.

A Lei 13.585/17 instituiu a semana, a ser comemorada de 21 a 28 de agosto de cada ano, a fim de desenvolver ações para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.