12 AGO 2022
MULHERES
Em nova sede, Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres fortalece o combate à violência doméstica e familiar
Foto: Fabrizzio Carrijo
A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Costa Rica ganhou um novo endereço. A cerimônia de inauguração, que está inserida nas ações da campanha Agosto Lilás no município, foi realizada na tarde desta sexta-feira (12).

A Secretaria tem como finalidade desenvolver, implementar e apoiar programas e projetos voltados ao fortalecimento da mulher, bem como ao enfrentamento à violência doméstica, diretamente, ou em parceria com organismos governamentais e demais setores da sociedade civil.
“Desde o início da nossa gestão temos buscado mecanismos para diminuir o impacto negativo que traz a violência doméstica aqui em Costa Rica. Implementamos a Sala Lilás onde a mulher, que já está fragilizada, possa ser acolhida e receber apoio, também reforçamos todas as campanhas de combate à violência e agora estamos inaugurando esta Secretaria com um olhar diferenciado para esta causa e, principalmente, com ações voltadas para a recuperação dessas mulheres e famílias”, explica o prefeito Cleverson Alves dos Santos.

Conforme a gestora da pasta e primeira-dama, Márcia Alves, Costa Rica é o segundo município de Mato Grosso do Sul a contar com uma secretaria de políticas para mulheres. Durante a inauguração, a secretária apresentou a equipe e agradeceu ao Executivo e Legislativo pela oportunidade de conduzir a nova Secretaria.

“Há um grande desafio a nossa frente. Para transformar uma realidade tão difícil como é a violência doméstica, precisamos de metas, coragem e grandes parceiros como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sala Lilás, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Defensoria Pública, Judiciário, Ministério Público, agentes de saúde e todos os cidadãos de bem que desejam respeito e segurança para as mulheres costarriquense. Aproveito para agradecer a Câmara de Vereadores e ao prefeito, Cleverson Alves, por acreditar e confiar a mim tamanha responsabilidade”, disse a secretária.

Para a presidente da Câmara de Vereadores, professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, a questão de gênero, ainda imposta pela sociedade, tem muitas vezes admitido o ato violento contra a mulher e o espaço fortalece o combate destas desigualdades.

“Gostaria em nome de todos os vereadores, parabenizar a secretária Márcia Alves que está à frente desta Secretaria tão importante no combate à violência contra as mulheres. A Câmara está de portas abertas para ajudarmos a construir uma cidade segura com leis e projetos de proteção às nossas mulheres, pois em briga de marido e mulher, nós metemos a colher! ”, completa a parlamentar.

Durante a cerimônia, Leidinalva Ferreira Malgaço Dantas, contou a história da irmã Edinalva Ferreira Melgaço, de 34 anos, vítima de feminicídio em março de 2019. “Minha irmã não conseguiu escapar de seu agressor, que simplesmente não aceitava a independência dela. As pessoas não acreditavam que ele, uma pessoa evangélica, fosse capaz de fazer algo contra a esposa, porém minha irmã acabou morta pelo próprio marido a golpes de machadinha. Hoje as mulheres de Costa Rica ganham uma nova oportunidade, um novo espaço para dar voz a elas, uma chance que a Edinalva não teve na época. Parabenizo a primeira-dama Márcia Alves, pelo trabalho e pela oportunidade dada às mulheres costarriquenses”, ressalta Leidinalva.

Oe evento também contou com a apresentação cultural do maestro e musicista, Jhon Keener, e com a presença da defensora pública, Katherine Alzira Avelan Neves, dos vereadores Evaldo Paulino, Everaldo Santos, Biri e Lucas Gerolomo, além secretários e subsecretários municipais, entre outras autoridades.

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres está localizada na rua José Pereira da Silva, 616, Centro, e o telefone para contato é (67) 3247-6940.
Autor: Angela Bezerra