05 AGO 2022
PARCERIAS
“Empreendedorismo que Transforma Pessoas e Comunidades” é tema de palestra em Costa Rica
Cerca de 100 pessoas, entre autoridades, empresários, comerciantes, micro e pequenos empreendedores, participaram da palestra “O Empreendedorismo que Transforma Pessoas e Comunidades”, realizada na noite desta quinta-feira (4), no Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, em Costa Rica. A palestra foi apresentada pela empresária, historiadora, professora de jovens e adultos e consultora de turismo, Luciana Balbino.

Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, meio Ambiente, Esporte e Cultura) em parceria com o Sebras/MS, o Rally dos Sertões e a Câmara de Vereadores, o evento trouxe exemplos e histórias inspiradoras vivenciadas em Chã de Jardim, na Paraíba, que através da união de esforços da população criou uma associação e decidiu investir na cultura, história, culinária e beleza da comunidade.

O prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, acompanhou o evento e falou sobre o potencial empreendedor do município, que recebe um incentivo a mais com a chegada do Rally dos Sertões nos dias 30 e 31 de agosto.

“Não importa a distância entre você e seu objetivo, se você consegue imaginar, consegue realizar. Exemplo disto é a trajetória do Rally dos Sertões e também da Luciana Balbino, ambos começaram pequenos e hoje são grandes, percorrem o país inteiro cada qual a sua maneira levando histórias e modelos de empreendedorismo. A história de Costa Rica não é diferente, uma cidade que começou pequena e hoje apresenta potencial para desabrochar como polo empreendedor da região. Agradeço ao Sebrae e ao Sertões pela parceria com o Executivo e Legislativo Municipal, vamos juntos com apoio da nossa população promover mais um grandioso evento que entrará para história de Costa Rica”, disse o gestor.

Para a gerente regional norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, a parceria entre o Sebrae /MS, Rally dos Sertões e o Governo Municipal vai fortalecer ainda mais o comércio local através de um leque de ações que já estão sendo desenvolvidas no município.

“O Rally dos Sertões que completa 30 anos este ano e o Sebrae, que faz 50 anos em 2022, se uniram para esta edição a nível nacional, realizada de 26 de agosto até 10 de setembro, passando por Costa Rica e hoje estamos aqui lançando oficialmente as ações em parceria com o Município. Entre estas ações estão cursos de capacitação, o Festival Gastronômico, o Cidade Acolhedora e esta palestra com Luciana Balbino, que fala de empreendedorismo, destacando desde a importância de se fazer um bom atendimento. O nosso objetivo principal é fortalecer o pequeno negócio dentro do município de Costa Rica”, justifica a gerente.

Conforme o secretário municipal de Turismo, Artur Baird, o município está pronto para sediar a competição e a SEMTMA segue realizando ações para estimular os demais seguimentos inseridos na pasta. “Estamos caminhando a passos largos para transformar Costa Rica em uma grande estância turística e o nível publicitário que o Rally dos Sertões traz para nosso município é bastante considerável. Paralelo a isso, estamos trabalhando firme no Plano Municipal de Turismo, investindo nas atividades esportivas, culturais e de meio ambiente, fazendo com que Costa Rica cresça em todos estes segmentos, despontando a nível estadual, federal e internacional”, completa o secretário.

Também participaram do evento, o vice-prefeito Roni Cota; o vereador Evaldo Paulino, representando o Legislativo Municipal; o diretor da ACIACRI e da Fundação Hospitalar, José Alcides Simplício; a analista do Sebrae/MS, Jane Cândido; o padrinho do Programa Cidade Empreendedora em Costa Rica, Michael Martinez; os secretários municipais Rayner Moraes (Governo), Márcia Alves (Políticas Públicas para Mulheres), Evair Gomes (Assistência Social), Penides Garcia (Obras), Fernando Barbosa (Agricultura e Desenvolvimento), Maria Almeida (interina Educação); a diretora de Cultura, Jacy Bulhões, entre outras autoridades e imprensa local.

Entrega de Kits
Durante o encontro também foi realizada a entrega de kits para os 10 participantes do Festival Gastronômico realizado de 28 de julho a 21 de agosto, onde cada participante apresenta um prato específico. A receita teve que ser elaborada, especificamente com pelo menos um dos três ingredientes previstos: carne seca, mandioca e frutos do cerrado. No período da competição, a ideia é que a população visite os restaures, experimente o prato e vote na receita. A premiação do restaurante que teve o prato mais votado será no município, no dia 30 de agosto.

Os kits também foram entregues aos 54 estabelecimentos do município que compõem o Guia de Serviço do Cidade Acolhedora. Participam hotéis, bares e restaurantes, onde o principal intuito é levar conhecimento e possibilitar a melhoria dos negócios por meio de capacitação e atendimento via agentes do Sebrae na sua Empresa.

Para o empreendedor, José Alexandre Ferreira de Souza, que participa Guia de Serviço e foi retirar o kit, a iniciativa é bastante válida como ferramenta de fortalecimento.  “A visibilidade que o Rally traz para o nosso comércio é muito importante e a tendência é melhorar cada vez mais com os incentivos da Prefeitura e do Sebrae, principalmente para quem está começando. A palestra também abre a nossa mente, quanto a importância de empreender, aproveitar as oportunidades, agregar valor aos nossos produtos e possibilita uma visão de futuro, tanto para pequenos como para grandes empresários”, avalia Souza.
Autor: Angela Bezerra