28 JUL 2022
PARCERIAS
Parceria Prefeitura, Rally dos Sertões e Sebrae realiza concurso gastronômico em Costa Rica
O Rally dos Sertões, que este ano completa 30 anos, o Sebrae, que faz 50 anos em 2022, irão realizar um concurso gastronômico entre restaurantes localizados nos 14 municípios na rota do rally. Em Costa Rica, uma das cidades anfitriãs o festival acontece de 29 de julho a 21 de agosto, é realizado com apoio da Prefeitura Municipal, através da SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura) e Câmara de Vereadores e contará com a participação 13 empreendedores.

O festival gastronômico tem como objetivo geral conhecer, promover, valorizar e divulgar o sabor típico da culinária das regiões da rota do Rally. Além disso, representa uma oportunidade de oferecer ao público a degustação de pratos especiais que simbolizem e evidenciem ingredientes típicos e as especialidades dos estabelecimentos.

Neste ano, o Sebrae entra como parceiro do tradicional rally, levando capacitação e inovação, para fomentar o desenvolvimento local das comunidades. A instituição é quem vai oferecer suporte para os empreendedores que quiserem participar do concurso gastronômico.

“Além de ser uma competição entre estabelecimentos, o que se busca é criar interatividade, sinergia e lucratividade a todos, não só do ponto de vista econômico, mas do social, cultural e turístico, oportunizando mais uma forma de desenvolvimento sustentável para a cidade”, destaca o secretário municipal de Turismo, Artur Baird.

O Rally dos Sertões é a maior prova do mundo em trechos cronometrados. São 4.811km minutados, num total de 7.216 km de percurso. As equipes têm paradas em oito estados do Brasil, nas cinco regiões do país. A largada acontece dia 27 de agosto em Foz do Iguaçu, no Paraná, e a chegada será dia 10 de setembro em Salinópolis, no Pará.

FORMATO
Cada restaurante tem o desafio de elaborar 1 (um) prato (doce ou salgado) que represente o sabor da região, utilizando insumos e ingredientes locais. O prato será inserido no cardápio dos restaurantes participantes e a população local irá consumi-los e avaliá-los. O restaurante poderá fazer divulgação, promoção e até degustação do prato, os preços serão promocionais durante todo o concurso e custarão entre R$ 20 e R$ 60.

A avaliação será feita pelo público (com notas de 1 a 5), por meio de um QR Code disponível nos estabelecimentos, e o restaurante que tiver a maior pontuação (número de avaliações x pontuações) será o vencedor da cidade.

PRATOS
Cada estabelecimento poderá participar com apenas um prato, o qual identifique o estabelecimento e a região. Em Costa Rica entre os ingredientes obrigatórios estão a carne seca, frutos do cerrado e mandioca.  Deverá ser escolhido um destes ingrediente a ser utilizado obrigatoriamente no preparo do prato.

ENTREGA DE KITS
No dia 4 de agosto, as 19h30 no Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, a Prefeitura Municipal e a Caravana Sebrae realizam a entrega dos kits para os 13 participantes do festival gastronômico. Também recebem os kits os 54 estabelecimentos do município que compõem o Guia de Serviço.

PARTICIPANTES
Confira abaixo a lista dos empreendedores de Costa Rica que se inscreveram para participar do concurso gastronômico e os pratos que serão apresentados por cada um deles:

Lucélia Fernandes Paim - Pastel de carne seca, muçarela e banana da terra.
Champions Grill - Bolinha de mandioca com carne seca.
Comida caseira MD – Quibebe (Caldo de mandioca com carne seca)
Espetinho do Airton - Espetinho com mandioca
D' Itália Pizzaria - Pizza pantaneira com carne seca
Favorita - Carne seca com banana da terra