21 JUL 2022
MULHERES
SAÚDE
Palestra reforça a importância da amamentação para a saúde do bebê; mães ganham arte gestacional
Fotos: Larissa Costa - Assecom / PMCR
O Governo Municipal de Costa Rica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma palestra com o tema “Aleitamento Materno, aprendendo sobre Amamentação”, nesta quinta-feira (21), na ESF (Estratégia Saúde da Família) São Francisco, ministrada pela consultora em amamentação, Kevilin Costa. O encontro fez parte das ações programadas pela unidade de saúde, por considerar o aleitamento materno, a base da vida.

A consultora iniciou sua palestra com projeção de slides que apresentava os benefícios nutricionais e afetivos da amamentação para os bebês. Segundo Kevilin Costa, além das vantagens para a saúde do bebê e da mãe, é importante lembrar que amamentar é de graça. “O melhor alimento para os bebês é o leite materno e ele é inteiramente gratuito. Apesar disso, o número de mães que amamentam seus filhos é alarmantemente baixo, mesmo no Brasil, que é um país gigantesco em população”, disse.

Ela ponderou, no entanto que, “amamentar é difícil, os primeiros dias são complicados. Tem que ter uma força mental, uma grande vontade, pra que essa mãe não desista. E, por isso, nós, consultores sugerimos aos profissionais da saúde, que precisamos estar disponíveis e preparados para orientar essas mulheres”, opinou.

A consultora falou sobre todos os aspectos nutricionais que envolvem o leite materno, reforçando a importância de ser ele o alimento exclusivo até os 6 meses, conforme recomendam os médicos pediatras, seus objetivos, rede de apoio e introdução alimentar.

Terminando a palestra, pela primeira vez na história de Costa Rica, as mamães presentes participaram de um momento de conexão do bebê e da mãe, através da arte gestacional que consiste na técnica de pintura do ventre materno, também conhecida como ultrassom natural, é uma arte aplicada na barriga de gestantes ou parturientes na qual são representados o bebê em sua localização dentro do útero e outros elementos ligados à gestação, como a placenta, cordão umbilical, figuras que ilustram esse momento especial para as mamães.

“Sabemos que o leite materno é muito importante para a criança, para a resistência e desenvolvimento, por essa razão fizemos essa palestra para que as futuras mães se conscientizem o quanto faz bem para o bebê”, disse o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos.

A primeira-dama do município e secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Márcia Alves esteve presente acompanhando a palestra sobre aleitamento materno e apoiou a iniciativa.

“O nosso objetivo é garantir que todas as futuras mamães tenham acesso a essa importantíssima informação e estejam preparadas. Bebês que são amamentados no peito ficam menos doentes e são mais bem nutridos do que aqueles que ingerem qualquer outro tipo de alimento”, reforçou a gestora da pasta das Mulheres.