13 JUL 2022
PARCERIAS
Poder Público participa de reunião da Aprolag na Comunidade rural da Lagoinha
Nesta terça-feira (12), o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, o vice-prefeito, Roni Cota, a presidente da Câmara de Vereadores, professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, bem com os vereadores membros, Everaldo Santos e Rosângela Marçal, além do subsecretário de Desenvolvimento, Roberto Paes Barbosa, participaram na residência do presidente da APROLAG (Associação dos Produtores Rurais da Lagoinha, Serrinha e Região), de reunião de trabalho, convocada para discutir a possível desapropriação pelo município de área para edificação da sede própria da associação e atender demandas dos produtores rurais locais.

Os participantes conversaram sobre o andamento das ações necessárias para a desapropriação da área e aprovaram por unanimidade de votos a indicação, deixando tanto o Executivo quanto o Legislativo com a responsabilidade de dar seguimento à reivindicação pleiteada. A demanda será conduzida pelo Departamento Municipal de Engenharia da Secretaria de Obras.

O prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, comenta que o campo e a cidade possuem funções e atividades diferentes, mas que se complementam. Cabe ao campo a produção dos alimentos e de matérias-primas utilizadas pela indústria.

“É preciso fazer uma reflexão acerca da cultura, da identidade dos povos e das comunidades do campo, valorizando sua história, seu jeito de ser, seus conhecimentos e retratando suas diversidades socioculturais, visando a melhoria da sua autoestima. Oportunizar esse espaço para a associação e atender a comunidade em local apropriado é justo do ponto de vista social, e ainda, ajuda a fixar o homem no campo, mantendo a segurança para os trabalhadores e garantia de emprego e renda pertinho de casa”, enaltece o prefeito.

De acordo com a presidente da Câmara de Vereadores, professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, a reunião foi proveitosa e surtiu os efeitos desejados. “A comunidade apressou-se em fortalecê-la e quem ganha com isso não é só a associação, pois acaba fortalecendo muitos pequenos produtores da localidade. A reivindicação é justa, pois necessita de um local para se reunir e tratar dos seus anseios da comunidade. Assim como o Executivo apoia a iniciativa, o Legislativo une forças para transformar em realidade os desejos da associação e dos pequenos produtores rurais. Para dar o suporte ao Executivo e proporcionar um local adequado para reuniões e outros de iniciativa para beneficiar toda aquela localidade é que estamos aqui hoje”, argumentou a parlamentar.

O vice-prefeito, Roni Cota destacou que a comunidade está sem um local adequado para suas reuniões e toda vez que vai fazer alguma ação da Saúde, da Agricultura e Desenvolvimento, Assistência Social, atendimento médico ou mesmo os cursos de aperfeiçoamento e outras ações importantes para a comunidade, precisa de contar com a boa vontade dos moradores para ceder suas residências, alterando por completo a rotina dos cidadãos e pequenos produtores rurais da localidade. “Tudo o que o Poder Público fizer para essa comunidade, vai beneficiar não só alguns seguimentos ou a própria associação, mas toda a coletividade”, destacou o vice-prefeito.