23 JUN 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Em reunião do Auxílio Brasil, palestra conscientiza sobre combate à violência contra idosos
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
O Governo Municipal de Costa Rica por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), realizou na terça-feira (21), uma palestra em alusão à Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa.  A iniciativa aconteceu no Rotary Club, com a presença dos beneficiados do Programa Auxílio Brasil.

A palestra teve como objetivo apresentar mecanismos de combater as diversas formas de violência praticadas contra idosos, como agir para preveni-las ou denunciá-las. Foram apresentadas orientações sobre os canais de denúncias, como o Disque 100 e CREAS através dos telefones (67) 3247-7170 ou 9-9925-0031.

Segundo informações da secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira, uma parte considerável dos atendimentos realizados é de denúncias de violência contra idosos e esse tipo de violência tem crescido muito e, por isso, necessita de uma ação de conscientização sobre esses crimes.

A palestra foi ministrada pela psicóloga Kedna Gislen Pereira de Almeida, destacando que no Brasil, a cada 10 minutos, é registrado um caso de violência contra idosos, sendo a maioria de negligência (abandono), maus tratos, violência física e psicológica, além da exploração financeira. E os atos de violência são cometidos, na maior parte das vezes, por parentes e pessoas que têm alguma ligação com os idosos, como filhos, netos e companheiros, geralmente, devido ao uso de álcool e drogas e contra mulheres idosas, sendo que, em Costa Rica, também há relatos de casos de violência contra idosos do sexo masculino.

Também participaram do encontro, a psicóloga Ana Flavia Mignoli Silva, a coordenadora do Auxílio Brasil, Tanara Lira de Arruda e a gestora do programa, Carla Simone Dias Lopes, entre outros profissionais da equipe.

Ao final da palestra foram sorteados alguns brindes aos presentes.