31 MAI 2022
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Demutran encerra programação do Maio Amarelo e alerta que segurança no trânsito deve continuar
O Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) de Costa Rica encerrou nesta terça-feira (31) as atividades em alusão ao Maio Amarelo, um movimento de caráter universal que nasceu com o objetivo de mobilizar as pessoas para um trânsito mais seguro, humano e responsável, que este ano teve como tema “Juntos Salvamos Vidas”. Foram trinta dias dedicados a ações de prevenção para reduzir as mortes causadas pelos acidentes de trânsito.

“As ações da campanha terminam hoje, mas o cuidado com a vida no trânsito deve continuar. Ao sair de casa, temos que nos proteger e com isso, também estamos protegendo e salvando a vida de quem cruza nosso caminho. Segurança no trânsito é um tema que não pode sair de evidência e precisa ser adotado por todos visando reduzir acidentes e evitar mortes”, destaca o diretor do Demutran, Valdeir Pimenta.

A inciativa contou com apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), SEMED (Secretaria Municipal de Educação), Patrulha Florestinha e Polícia Militar.

Esse ano, a programação do Maio Amarelo trouxe um envolvimento maior dos CEI´s (Centros de Educação Infantil) e das Escolas das redes estadual e municipal. Além das atividades lúdicas dentro das instituições, os estudantes abordaram os condutores e falaram sobre a importância de um trânsito mais consciente, participativo e humanizado, bem como participaram de palestras com apoio da Polícia Militar e Patrulha Florestinha.

Outra importante ação foi a revitalização das sinalizações horizontais das vias feitas pelo Demutran para melhorar a trafegabilidade.

Segundo dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal), no primeiro trimestre de 2022 ocorreram 14.976 acidentes nas rodovias federais do Brasil, o que corresponde a 23% do total do ano anterior. Esses acidentes resultaram em 17.115 pessoas feridas e 1.283 mortas.

A expectativa é que a promoção de ações educativas intensivas, como as ocorridas durante o Maio Amarelo, contribua para reduzir essas ocorrências.

Autor: Angela Bezerra