17 MAI 2022
ANIVERSÁRIO DE COSTA RICA
CULTURA
Costa Rica aprova queima do alho e concurso distribui mais de R$ 11,5 mil em premiação
Foto Noticia Principal Grande
Concurso Queima do Alho na 1ª Expo Rica 2022; Fotos: Silvestre de Castro - Assecom-PMCR
O público presente no Parque de Exposições Laerte Paes Coelho aprovou e saboreou o delicioso arroz carreteiro, feijão gordo e paçoca servidos neste domingo (15) durante o almoço, no concurso da tradicional Queima do Alho da 1ª Expo Rica e Festa do Peão Boiadeiro de Costa Rica. A iniciativa relembra o prato típico dos velhos tempos em que os peões de boiadeiro se reuniam e cozinhavam no estradão com as suas comitivas. Mais de 1.200 pessoas experimentaram o delicioso alimento dos tropeiros.

O prato típico criado pelos peões de boiadeiro é preservado pela Festa do Peão de Costa Rica e reuniu comitivas na disputa do título de prato mais saboroso e fiel às raízes. Os peões de boiadeiro deixaram para as futuras gerações mais do que o caminho do desenvolvimento. Deixaram sua cultura e culinária como herança em especial para o interior de MS.

A Comitiva Herdeiros da Terra de Jataí-GO, existente desde 2009, composta por Mateus, Izonete e Gilmar, ganharam o prêmio de campeã da Queima do Alho 2022 da 1ª Expo Rica. Faturou R$ 5 mil e troféu. A comitiva foi campeã 5 vezes em Jataí-GO, 2 vezes em Serranópolis/Go e ficou em segundo lugar, em Iporá/GO e Barra do Graças/MT.

O segundo lugar ficou com a Comitiva Quebra Torto, resgatando e mantendo à tradição do estradão, existente há 8 anos em Costa Rica, faturou R$ 3 mil e troféu. Composta por Fivela, Ronei e Adão, a comitiva foi campeã 3 vezes em Costa Rica, uma vez em Iporá/GO. Já teve outras premiações em competições semelhantes que participou em outros municípios, conquistando o segundo e terceiro lugar várias vezes.

Terra Roxa de Costa Rica, a comitiva formada por Hélio (Roxão), Eliene e Rosane faturou R$ 2 mil e troféu, referente ao terceiro lugar conquistado na Queima do Alho costarriquense. A comitiva é recordista em vencer a competição por quatro vezes em Costa Rica. Venceu uma vez no regional e 1 vez no estadual. É a mais antiga da cidade, tem mais de 37 anos de existência.

O quarto lugar ficou com a Comitiva Espora de Prata de Costa Rica, composta por Maria de Fátima, Genivaldo Mariano e Adevaldo. Faturou a premiação de R$ 1 mil e troféu. Foi a primeira vez que participou da queima do alho na cidade. Foi premiada com o terceiro e 2º lugar duas vezes, participando de competição semelhante em outros municípios.

A Comitiva estreante, As Queridinhas dos Tropeiros, de Costa Rica, composta por Simone, Ângela e Francini, ficou com o quinto prêmio e faturou R$ 500 e troféu.

Organizado pelo Clube de Laço Três Divisas, e com o apoio do Governo Municipal, Câmara de Vereadores, Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, o concurso teve um corpo de jurados que provou e votou nas melhores preparações, avaliando a fidelidade ao sabor e aos costumes de cada comitiva.

Além da comida que já relembra a tradição, toda a parte estrutural e decorativa foi feita com foco nas raízes sertanejas. Na festa, os turistas puderam conhecer os apetrechos utilizados antigamente para o preparo da comida dos tropeiros, montados no local, além do berrante e muitos atrativos que marcam até hoje, a história vivida nas estradas.

A ideia de cozinhar no fogão a lenha, improvisado no chão, em panelas de ferro, sem inox ou travessas de vidro. Tudo foi preparado como na época em que os tropeiros viajavam longas distâncias para vender os bois e comiam à beira da estrada. Quando iam preparar a comida diziam ‘vou queimar o alho’, e assim o cardápio ganhou nome e fama. Os pratos foram preparados e servidos no local.

Resultado Queima do Alho
1º LUGAR – COMITIVA HERDEIROS DA TRADIÇAO (JATAI-GO)
2º LUGAR – COMITIVA QUEBRA TORTO (COSTA RICA)
3º LUGAR – COMITIVA TERRA ROCHA (COSTA RICA)