16 MAI 2022
ANIVERSÁRIO DE COSTA RICA
Em sua 1ª edição, Expo Rica se consagra como uma das maiores festas agropecuárias da região
Realizada entre os dias 11 e 15 de maio, pelo Clube de Laços Três Divisas, com apoio da Prefeitura Municipal através da SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura) e SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento) e Câmara de Vereadores, a 1ª Expo Rica - Exposição Agropecuária de Costa Rica, um Tributo a Antônio Rodrigues -  entrou para a história do município e já se consagra como uma das maiores festas agropecuárias da região. Há 13 anos o Parque de Exposição Laerte Paes Coelho não recebia este tipo de evento.

Com seis atrações nacionais, shows com pratas da casa, rodeio em touros, cavalos e carneiros, exposições, praça de alimentação, parque de diversões, cavalgada e queima do alho, o evento foi aberto ao público todas as noites e recebeu visitantes locais, bem de outras cidades como Figueirão, Alcinópolis, Chapadão do Sul, Coxim, Paraíso das Águas e estados como Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Pará.

Para o prefeito Cleverson Alves dos Santos, o evento resgata e promove a cultura regional além de alavancar o desenvolvimento econômico do município. O gestor também destaca que o objetivo é promover uma exposição ainda maior em 2023.

“A retomada deste tipo de festa em Costa Rica foi um compromisso firmado pela nossa gestão e pelo saudoso vereador e locutor, Antônio Rodrigues, com objetivo de resgatar a tradição agropecuária e das festas de peão e valorizando o trabalho rural e o comércio local, reunindo atividades para toda a família no mesmo espaço. O evento também trouxe benefícios para a rede hoteleira, para os supermercados, restaurantes, lanchonetes, além de lojas de roupas, calçados e acessórios. Agradeço o apoio da Câmara de Vereadores, parabenizo o Clube de Laços Três Divisas, as Secretarias Municipais e seus servidores, e toda equipe envolvida na realização desta festa que entrou para a história de Costa Rica e que promete ser ainda melhor e maior em maio de 2023”, salientou o prefeito.

Na quarta-feira (11), primeira noite do evento, além do espetáculo da abertura do rodeio, a festa contou com o show do cantor Mano Walter que agitou a galera no ritmo da pisadinha. Esta foi a primeira apresentação do cantor em Mato Grosso do Sul.

Já na quinta-feira (12) a dupla Rio Negro e Solimões celebrou o aniversário da cidade em grande estilo, presenteando o público com uma apresentação para ficar na história de Costa Rica.

A dupla Bruno e Barretto passou pelo palco na noite sexta-feira (13), e não deixou ninguém parado durante o show que lotou todas as arquibancadas, camarotes e a arena da festa.

No sábado (14) a organização do evento registrou recorde de público. Cerca de 15 mil pessoas foram até o Parque de Exposição Laerte Paes Coelho para prestigiar a festa, a homenagem a Antônio Rodrigues e sua esposa Janaína Rainho, a nomeação de rainhas e princesas da Expo Rica e o show da cantora Naiara Azevedo. Tanto no palco como em suas redes sociais a cantora destacou “um dos shows mais incríveis que eu fiz na vida, pela energia que tive o prazer de trocar com o público de Costa Rica”.

Já no domingo a festa começou às 8 horas com uma grande cavalgada pelas ruas da cidade, seguida pela tradicional queima do alho. À noite, o rodeio em touros e cavalos definiu os campeões numa premiação de aproximadamente R$ 70 mil, além dos shows com as duplas Zé Lucas e Raynan e Bruninho e Davi, que encantaram o público presente, fechando com chave de ouro a Expo Rica 2022.

Autor: Angela Bezerra