03 MAI 2022
PARCERIAS
Casa do Trabalhador faz 12 mil atendimentos e oferta mais de 1 mil vagas de emprego entre 2021 a 2022
Com o objetivo reduzir o tempo de busca do trabalhador por uma oportunidade de emprego e ao mesmo tempo, oferecer ao empregador, profissionais dentro do perfil exigido para ocupação das vagas disponíveis em sua atividade, contribuindo assim para a sustentabilidade das políticas de trabalho, emprego e geração de renda com garantia formalizada, o Município de Costa Rica, através da Casa do Trabalhador, ofertou de janeiro de 2021 até abril de 2022, mais de 1.054 vagas de emprego e fez 12.985 atendimentos. O destaque fica por conta de profissionais ligados ao agronegócio e industrias, entre outras atividades.

Já o total de serviços alcançou 19.920 execuções com encaminhamentos à vagas de emprego, colocação no mercado de trabalho, e atendimento ao Seguro Desemprego, entre outros. As informações são da Casa do Trabalhador de Costa Rica, através do Portal Ministério do Trabalho e Emprego – Base de Gestão e Intermediação de Mão de Obra.

Ainda em conformidade com as demandas da administração municipal, foram ofertados pela Casa do Trabalhador, através da secretaria municipal de Agricultura e Desenvolvimento, cursos de iniciação profissional como Atendimento ao Cliente, Práticas de Escritório, Contabilidade Básica, Construção Civil, Mecânica Automotiva, Informática, Panificação e Solda, ao todo foram aproximadamente 180 alunos participantes.

Vinculado a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul, a Casa do Trabalhador conta como serviços de divulgação de vagas de emprego, seguro desemprego, qualificação profissional, orientações sobre carteira de trabalho digital e demais orientações.
Confira os serviços Executados:
Atendimentos 12.985
Inscritos 667
Colocados 295
Encaminhados 3.563
Vagas Cadastradas 568
Vagas Oferecidas 1.054
Seguro Desemprego 788
Total de Serviços 19.920

FONTE: IMO 2022 SINE/Funtrab Costa Rica, conforme consulta executada em 25/04/2022, às 8h56min.

Gestão da Casa do Trabalhador

Com o objetivo de integrar com as políticas locais, à inclusão produtiva e social da população do município, a Casa do Trabalhador, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento, desenvolveu dos últimos 12 meses até abril de 2022, várias ofertas de oportunidade para o bem estar da sociedade local. Vinculada a Fundação de Trabalho – FUNTRAB  do Estado de Mato Grosso do Sul, a Casa do Trabalhador mediante a implementação de ações ofertou os seguintes serviços públicos:

• Intermediação de Mão de Obra; Programas de Qualificação Profissional; Visa a busca e cadastramento de vagas de emprego junto aos comércios locais e lançamento dos dados junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, com a demanda, a Casa do Trabalhador propõem cursos de geração de emprego e renda com caráter de iniciação profissional, aperfeiçoamento e formação técnica.

• Habilitação ao Seguro-Desemprego;

• Orientação e Emissão de Carteira de Trabalho (digital) Portaria Nº 1.195, de 30 de outubro de 2019 (trata do registro de empregados e anotações em meio eletrônico);

• Ações de Apoio à Geração de Emprego, Trabalho e Renda;

• Atendimento ao Trabalhador autônomo e informal;

• Programa de Concessão de Microcrédito (carro chefe das ações do Governo Estadual e a Fundação do Trabalho, criado pela Lei Estadual de Nº 5.689, de 7 de julho de 2021.

O programa visa a recuperação e o desenvolvimento da economia no Estado de MS nos setores mais prejudicados pela pandemia o programa tem por finalidade atender microempreendedores “pessoa física/jurídica” com faturamento anual e/ou renda bruta de até R$ 360 mil, com o valor a ser repassado pelo FEM Fundo Estadual de Microcrédito de R$ 30,00 e com parcelamento de até em 24 meses com 6 meses de carência. O empregador/trabalhador solicita tudo através do aplicativo – MS Contrata Mais – disponibilizados pelas lojas de aplicativos.

Autor: Silvestre de Castro