27 ABR 2022
Inclusão é tema de palestra para empresários de Costa Rica
O Campus Três Lagoas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em parceria com a Prefeitura Municipal de Costa Rica, realiza nesta quinta-feira (28), uma palestra voltada aos empresários do município com o tema "Legislação trabalhista com foco na inserção, acessibilidade e inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) no mercado de trabalho".

O evento, que será aberto ao público, faz parte do "Projeto de Formação de Pessoas com Deficiência para Inserção no Mercado de Trabalho no Município de Costa Rica (MS)", realizado em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT/MS) – Procuradoria Regional do Trabalho 24ª Região.

A coordenadora do projeto, Angélica Xavier, que também atua no Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus Três Lagoas do IFMS, explica que a palestra visa aproximar os empregadores locais da legislação trabalhista que garante a acessibilidade e inclusão de PCDs no mercado de trabalho.

"A palestra auxiliará os empresários nas atividades laborais, já que a Lei 8.213/91 busca a igualdade e justiça, porém causa uma dificuldade de contratação entre as empresas. Essa iniciativa faz parte do acordo com o MPT/MS para que os empresários possam entender como proceder quanto à legislação trabalhista e quais são os benefícios das contratações de PCDs".

A palestra terá início às 16 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Rua José Pereira da Silva, 550, e será ministrada pela advogada Laura Rodrigues Correia Galdino.

Outros eventos – Na sexta-feira, 29, serão realizadas outras duas ações que fazem parte do projeto, com a presença prevista da reitora do IFMS, Elaine Cassiano, e da procuradora do MPT/MS - 24ª Região, Juliana Beraldo Mafra.

A partir das 9 horas, terá início a cerimônia de inauguração do Laboratório de Informática da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Costa Rica. O espaço foi todo adaptado com recursos financeiros do projeto e poderá ser utilizado para a oferta de cursos de formação a pessoas com deficiência.

Em seguida, às 10 horas, no auditório da Semed, terá início a solenidade de certificação dos 14 concluintes dos cursos de Informática Básica e Operador de Caixa, ofertados pelo IFMS. A formação, destinada exclusivamente a pessoas com deficiência, foi regida pelo edital nº 01/2022, publicado no site da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto). As aulas foram realizadas entre o final de março e o início de abril.

"Os cursos foram importantes para desenvolver competências profissionais e comportamentais, ante a demanda do mercado de trabalho em Costa Rica e região. Além disso, o projeto é pioneiro na oferta de formação para PCDs, resgatando metodologias inovadoras, e visando desenvolver habilidades humanas, sociais e profissionais", destaca Angélica.

Projeto – O MPT/MS - 24ª Região destinou R$ 95.365,97 para a execução do projeto.

No mês de junho, está prevista a inauguração de um laboratório de acessibilidade no Campus Três Lagoas do IFMS. A proposta é que a instituição possa dar continuidade a ofertas de formação a pessoas com deficiência.

Autor: Silvestre de Castro