26 ABR 2022
PARCERIAS
Sala do Empreendedor: MEIs têm até o dia 31 de maio para fazer Declaração Anual de Faturamento
O MEI (Microempreendedor Individual) já pode realizar a Declaração Anual de Faturamento, referente ao período de 2021. A declaração refere-se ao valor do faturamento bruto. O prazo para envio da declaração à Receita Federal começou no último dia 3 de janeiro e termina no próximo dia 31 de maio. O atraso na entrega desta obrigação gera multas, cujo o valor mínimo é de R$ 50 e pode levar ao cancelamento do CNPJ.

A Declaração Anual do MEI, DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual) deste ano deve compreender as informações relacionadas às receitas do ano passado e é obrigatória para todos que tiveram um MEI ativo em 2021. Mesmo que você não tenha realizado nenhuma movimentação com seu MEI em 2021, deve-se fazer a declaração zerada e se teve movimentação, informar os valores totais das vendas/prestações de serviços que você teve no ano anterior, mesmo que ainda não tenha recebido estes valores.

Em 2021, o valor de faturamento anual de um MEI pode ser, no máximo, R$ 81.000,00. Ou seja, R$ 6.750,00 por mês. Caso extrapole o limite permitido de faturamento do MEI, será preciso buscar o apoio de um profissional de contabilidade e realizar seu desenquadramento do regime do MEI, pois a empresa passará a recolher impostos como Simples Nacional.

Atendimentos

De acordo com informações da Sala do Empreendedor, no mês de abril foram realizados 215 atendimentos, de forma gratuita, conforme descrição a seguir:

- Formalizações de CNPJ = 16
- Boletos DAS e parcelamento = 94
- Alteração Cadastral = 6
- Declaração Anual de Faturamento = 15
- Baixa de CNPJ = 6
- Alvará de Bombeiros = 2
- Certidões Negativas = 25
- Inscrição Municipal = 13
- Acesso a Nota Fiscal de Serviços = 16
- Nota Fiscal de Serviços = 22

A sala do empreendedor fica localizada na rua Tercio Teixeira Machado, 679, Centro, no prédio da ACIACRI (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Costa Rica, o telefone para contato é (67) 9-9620-5110 ou pelo WhatsApp (67) 3247-7188. Funciona de segunda à sexta-feira em horário comercial.

Autor: Silvestre de Castro