25 ABR 2022
SAÚDE
Com Dia D de Vacinação, 2ª etapa da Campanha contra Influenza inicia no próximo sábado
Inicia no próximo sábado (30), das 8 às 16 horas nas Unidades de Saúde de Costa Rica, a Campanha de Vacinação contra a Influenza e Sarampo. O Dia D de Vacinação é uma campanha nacional com um público-alvo composto por 76,5 milhões de brasileiros.

Nesta etapa, além dos trabalhadores da Saúde e idosos de 60 anos acima, que já estavam sendo vacinados desde o início da campanha, também recebem a vacina contra Influenza as crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; professores; pessoas com comorbidades (risco clínico); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, de passageiros, urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em medidas socioeducativas.

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. O vírus da gripe (Influenza) propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo da campanha é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, evitando óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde.

Já contra o Sarampo serão vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade.

Para vacinar é necessário apresentar Carteira de Vacinação e Cartão do SUS (Sistema único de Saúde).

Categoria de risco clínico (vacina contra Influenza)

Na categoria do risco clínico, é obrigatório à apresentação da prescrição médica durante a campanha. Confira abaixo as categorias de risco clínico/comorbidades:
•             Doença Respiratória Crônica;
•             Doença Cardíaca Crônica;
•             Doença Renal Crônica;
•             Doença Hepática Crônica;
•             Doença Neurológica Crônica;
•             Diabetes;
•             Imunossupressão;
•             Obesos (obesidade Grau III);
•             Transplantados;
•             Portadores de Trissomias (Síndrome de Down e outras trissomias)

Autor: Angela Bezerra