07 ABR 2022
Secretaria de Saúde apresenta números de atendimentos da campanha Março Lilás
O Município de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou nesta quinta-feira (7) o balanço final com o número de atendimentos realizados durante a campanha Março Lilás. O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher e a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino.

Conforme a Secretaria, todas as Unidades de Saúde, inclusive na zona rural, aderiram à campanha e funcionaram em horário alternativo para atender a comunidade, possibilitando à todas as mulheres realizar testes rápidos e exames preventivos (conhecido como Papanicolau). Também foram realizadas palestras, consultas, rodas de conversa, além de sorteios de brindes para as mulheres que participaram da campanha.

De acordo com o balanço, foram realizados 101 exames preventivos,24 testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B E C), 86 atendimentos psicológico em grupo, 9 vacinas e 17 consultas de enfermagem.

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. É causado pela infecção persistente por alguns tipos do HPV (Papilomavírus Humano). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes, entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

“A importância da conscientização sobre este tipo de câncer, é que na grande maioria das vezes ele pode ser evitado. A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais, além do uso de preservativo”, relembrou o secretário municipal de Saúde, Jesus Baird.

Vale ressaltar que o exame preventivo deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer, e que as Unidades de Saúde estão prontas para coleta deste tipo de exame durante todo o ano.
Autor: Angela Bezerra