10 MAR 2022
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Parceria entre produtor e poder público viabiliza mudas de Capiaçu para a região da Lagoinha
Um bom exemplo de parceria público-privada, entre o produtor rural Idezir Oliveira da Silva e o poder público do município de Costa Rica, resultou na disponibilização de mudas de capiaçu para atender aos pequenos produtores rurais da região da Lagoinha, através do Programa AgroRica.

O produtor rural doou às mudas (gemas) e os gestores da SEMAD – Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento e da SEMTMA – Secretária Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura se uniram para fornecer o transporte até a comunidade rural da Lagoinha e oferecer a assistência técnica de como plantar o Capiaçu e obter os melhores resultados, e com isso, garantindo o sucesso em toda a cadeia produtiva.

A SEMAD, através da patrulha mecanizada, realizou o preparo do solo dos produtores rurais na região da Lagoinha, para o plantio do Capiaçu, com isso irão garantir na época da seca, a alternativa para suplementação volumosa na forma de silagem ou picado verde, ou seja, a alimentação ideal e necessária para o gado leiteiro, objetivando manter os índices da produção de leite.

“A ideia veio, na verdade, da necessidade. Evidenciamos esforços conjuntos de duas secretarias municipais e com os pequenos agricultores que participam da iniciativa e chegamos ao resultado esperado por todos. Esse é um exemplo de parceria que dá certo. É de extrema importância para os produtores rurais”, celebrou o subsecretário de agricultura, Fernando Barbosa Martins.

A vantagem de utilizar o capim verde é que, apresenta maior valor nutritivo. Conforme explica a Embrapa, "quando o capim é cortado aos cinquenta dias, chega a ter 10% de proteína bruta, índice superior ao da silagem de milho, com cerca de 7%".

Autor: Silvestre de Castro