18 FEV 2022
EDUCAÇÃO
SEMED realiza formação sobre o Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança em Costa Rica
Foto Noticia Principal Grande
MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança ; Fotos: Silvestre de Castro – Assecom/PMCR
A SEMED (Secretaria Municipal de Educação) realizou na última quarta-feira (16), no Auditório Professora Edna Maria Jacinto da Silva, a formação do Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança, para os professores da REME (Rede Municipal de Ensino).

O Programa MS Alfabetiza tem como objetivo refletir sobre os efeitos da pandemia na educação, entre eles, os impactos cognitivos e socioemocionais, bem como as mudanças que serão vivenciadas no ano de 2022, projetando os caminhos que precisam ser trilhados na alfabetização das crianças sul-mato-grossenses.

Destinado aos professores de Educação Infantil – Pré Escola II, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I, foi criada pela Lei Nº 5.724, de 23 de setembro, de 2021, institui o Programa MS Alfabetiza - Todos pela Alfabetização da Criança e cria o Prêmio Escola Destaque.

Sua essência é representada pelo regime de colaboração entre o estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação, e seus municípios, na implantação de uma política de melhoria educacional. Com a missão de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até o 2º ano do Ensino Fundamental.

As estratégias adotadas para a realização do programa destacam-se: material didático pedagógico, formação continuada, avaliação e monitoramento e incentivos financeiros às escolas que se destacarem no processo ensino aprendizagem.

Material produzido por professores sul-mato-grossenses, à luz da BNCC e do Referencial Curricular de MS, que contempla obras de autores do nosso estado e ilustrações de nossa fauna e flora.

Em 2022, será entregue material didático para professores e Estudantes de 1º e 2º anos. Receberão a coletânea 73 mil estudantes e 3 mil professores.

Autores que cederam suas obras para a elaboração da coletânea:
Guido Duarte Brandão Barbosa e Martha Barros;

Escritores:
Adriana Barros Portugal, Altair Ferreira, Ana Flávia C. dos Santos Vila Maio, Benedito Carlos Gonçalves de Lima, Carlos Colman, Carmen Lúcia Dias de Andrade, Emmanuel Marinho, Ivone Chiqueti, Luciamara de Oliveira Calvis, Luciana Souza, Lucimara Nascimento Silva, Manoel de Barros, Marcos Vinicius Campelo Junior, Maria Auxiliadora Bezerra, Marlei Cunha, Miriam Cristina Camacho, Paulo Robson de Souza, Rafael Bendô, Raul Peterson Ruffo, Rogério Fernandes Lemes, Sandra Andrade, Shirley Morais, Sylvia Cesco, Tânia Souza, Viviany Gonçalves Lino Borges, Willian Carvalho e Zenildo Amaral Soares.

A coletânea será utilizada durante todo o ano letivo, como material complementar, concomitante com o uso de outros materiais didáticos. Orienta-se que as propostas sejam desenvolvidas, preferencialmente, em sala de aula, de modo a observar os impactos na aprendizagem dos estudantes. No livro do professor, seguem algumas propostas para o desenvolvimento das sequências didáticas, que sempre podem ser complementadas pela experiência do professor alfabetizador.

Formação Continuada para os Professores da Educação Infantil (Pré II)
• Carga horária prevista: 60h
• Quantidade de módulos: 4
• Ambiente de aprendizagem: Moodle AVA Saber SED
• Encontros síncronos: web SED

Professores dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
• Carga horária prevista: 80h
• Quantidade de módulos: 4
• Ambiente de aprendizagem: Moodle AVA Saber SED
• Previsão de 4 encontros presenciais durante o ano letivo.

Avaliação e monitoramento em 2022, a Educação de Mato Grosso do Sul, contará com dois grandes indicadores: 37 mil estudantes serão avaliados, na Avaliação de Fluência em Leitura e no Sistema de Avaliação da Educação da Rede Pública de Mato Grosso do Sul (SAEMS), com foco nos estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental.

Autor: Silvestre de Castro