18 JAN 2022
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Implantação de Polo de Capacitação para jovens em Costa Rica é discutida em reunião
Na tarde desta segunda-feira (17), representantes do Executivo e Legislativo municipal participaram de uma reunião com representantes do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) para discutir a implantação de um polo de capacitação presencial em Costa Rica.

De acordo com o prefeito em exercício, Roni Cota, o objetivo é criar um espaço voltado para o desenvolvimento do programa Aprendiz CIEE, direcionado a jovens de 14 a 24 anos incompletos.

“Com esta iniciativa, vamos ampliar a capacitação voltada para os jovens costarriquenses desenvolvendo suas competências para o mundo do trabalho. Nosso objetivo também é levar aos empresários locais maiores esclarecimentos sobre a Lei da Aprendizagem (10.097/2000) para contratação destes jovens, além de contribuir com o combate do trabalho infantil e a evasão escolar ”, justificou o prefeito.

O CIEE é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e de fins não econômicos, reconhecida como entidade de assistência social que, por meio de diversos programas, dentre eles o de aprendizagem e o estágio de estudantes, possibilita aos adolescentes e jovens uma formação integral, ingressando-os ao mundo do trabalho.

“Nós acreditamos que o programa Aprendiz irá beneficiar os jovens do município com mais oportunidades para iniciarem sua carreira profissional, além disso, ajuda as empresas com a segurança jurídica necessária para este tipo de contratação. O CIEE apoia os empreendedores locais, e acredita que é possível fazer planos, expandir e se reinventar neste novo normal”, destacou o consultor do CIEE MS, Wesley Chagas Teixeira.

Para o coordenador municipal de estágio, Leandro Soares, o programa possibilita ao jovem trabalhar e estudar. “Acredito que a parceria irá proporcionar mais oportunidades aos jovens, pois abrirá as portas para que não somente a Prefeitura, mas também as empresas do município possam contratar jovens a partir de 14 anos, dando oportunidades de integração ao mundo do trabalho”, completou.

Também participaram da reunião os secretários municipais, Airton Ruiz (Governo), Uriel Carvalho (Administração); o procurador geral do Município, Rogério do Carmo Soto Coelho; o subsecretário de Desenvolvimento, Roberto Paes; a vereadora Rosângela Marçal e a servidora Valdeli Fernandes, representando a Secretaria Municipal de Educação.
Autor: Assessoria de Comunicação