07 DEZ 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Inédito: Costa Rica fica em 2º lugar na categoria benefícios e programas socioassistenciais do Prêmio Mariluce Bittar
Mais uma vez Costa Rica é destaque no cenário estadual. Com o Projeto Oportunidade para Todos, elaborado pela assistente social Adriana da Cruz Anacleto, o município faturou o 2º lugar na categoria benefícios e programas socioassistenciais do Prêmio Mariluce Bittar – Boas práticas de Gestão da Assistência Social - realizado nesta segunda-feira (6), na Governadoria em Campo Grande.

Conduzido pela Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) a premiação contemplou as gestões municipais que tenham práticas que contribuam de forma efetiva e comprovada com a consolidação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) nas seguintes categorias: serviços socioassistenciais, benefícios e programas socioassistenciais e gestão do SUAS.

A secretária municipal de Assistência Social, Evair Gomes, falou da importância do prêmio, reflexo do excelente trabalho que vem sendo desenvolvido por toda equipe da pasta em benefício da população

“A conquista deste prêmio é motivo de muita honra e muito orgulho. Estamos atravessando um período muito difícil por conta da pandemia, por isso esse prêmio vem para nos dar mais força, coragem e determinação para seguir em frente, além disso mostra para toda população que a Assistência Social está trabalhando muito para atender a todos. Parabenizo as assistentes que aceitaram este desafio, se dedicaram e entregaram projetos, em especial a Adriana que conquistou este título inédito para Assistência Social de Costa Rica. Foi um momento de muita emoção também por poder rever o André Bittar, filho da querida e saudosa professora Mariluce Bittar. Agradeço às empresas parcerias que abraçam nossos projetos, a nossa secretária de Estado, Elisa Cleia, a superintendente, Salette Marinho, e ao governador Reinaldo Azambuja, por todo apoio, orientação e pronto atendimento com nosso município”, destacou a secretária.

A assistente social autora do projeto, destacou o sentimento de participar da premiação que enaltece as boas práticas e modernização do Sistema Único de Assistência Social de Mato Grosso do Sul. “É uma emoção enorme em fazer parte desta edição tão desafiadora. A premiação vai muito além da classificação, ela demonstra o quanto fazemos a diferença. Este resultado é muito especial, enquanto servidora, demonstra o quanto estamos avançando no desenvolvimento das ações da Política Nacional de Assistência Social”, completou Adriana.

O processo de realização do prêmio, desde a inscrição até a premiação, é realizado pela Superintendência da Política de Assistência Social da Sedhast, via Escola do SUAS MS "Mariluce Bittar".

Oportunidade para Todos
O Projeto Oportunidade Para Todos desenvolve um trabalho que vai além do direito ao BPC (Benefício de Prestação Continuada) para pessoa com deficiência, proporciona o benefício da inclusão social, ao trabalho, profissionalização, da acolhida para que eles possam ser protagonistas de sua história. O público prioritário do Projeto são os BPC do município, usuários do Sistema único de Assistência Social que são pessoas com deficiência (PCD). O trabalho realizado, tendo como porta de entrada o equipamento do CRAS, conta com o apoio da Rede, saúde, e com duas empresas de referência no município (Usina Ativos, Veratti Supermercados) que envolve cumplicidade, articulações e compromisso.

O Projeto promove apoio que garantem a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência beneficiário do BPC que usam o serviço da Assistência Social da cidade de Costa Rica. Nesse sentido, ajuda na diminuição da exclusão social da Pessoa com deficiência diminuindo as violações de seus direitos, diminui a fragilização do indivíduo e intensifica sua autonomia.

Mariluce Bittar

Mariluce era graduada em Serviço Social, pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso, com mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, e fez pós-doutorado em Educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuava como professora da Universidade Católica Dom Bosco nos cursos de graduação e no programa de pós-graduação em Educação – Mestrado e Doutorado (PPGE-UCDB). Faleceu em fevereiro de 2014, vítima de câncer.