22 NOV 2021
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
SEMAD atende produtores rurais inscritos no programa de Inseminação Artificial por Tempo Fixo
O Município de Costa Rica, através da SEMAD (Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento), em parceria com o Sebrae/MS, Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e, IBS (Instituto Biosistêmico) realizou de 18 a 20 de novembro atendimentos aos produtores rurais cadastrados no programa de IATF (Inseminação Artificial por Tempo Fixo).

O programa de melhoramento genético através do Programa AgroRica tem como objetivo, o melhoramento genético dos animais e consequentemente aumentar a produção de leite bem como a renda dos produtores.

Nessa primeira etapa foram realizados 200 exames em matrizes leiteiras, com 55 protocolados de IATF em vacas aptas, além de diagnóstico de gestação através de exame de ultrassom. Após 10 dias o IBS retornará a propriedade rural para realizar a inseminação. A ação foi realizada na propriedade rural do produtor, Ibio Antonio Corrêa.

Estiveram presentes a secretária de Agricultura e Desenvolvimento, Suelen Furquim, o subsecretário Fernando Barbosa e o Técnico da Agraer, Alan Novaes, que acompanharam o diagnóstico de gestação realizado pelo Médico Veterinário do IBS, Moisés Alves.

Foram atendidos as seguintes propriedades rurais: sítios Santo Antonio dos Dois córregos (Nelson José de Lima) e Cabeceira da Taboca (Ibio Antonio Corrêa), Stância Kimel (Vanderlei de Souza, chácara Recanto (Ailton Pereira Souza) e as fazendas Pombinho (Eslisfátima Furtado de Oliveira), Cascavel B (Idezir Oliveira da Silva), Baixador (Wagner Barbosa Melo), Nossa Senhora Aparecida (Sebastião Nogueira de Souza), Salmos 25 (Lucas Venicius Martins da Silva e Nossa Senhora Aparecida (Thaisa Vieira Rufo).

Autor: Assessoria de Comunicação