19 NOV 2021
PLANEJAMENTO ECONÔMICO
Com 31 ações, Plano de Desenvolvimento Econômico de Costa Rica irá ajudar a transformar o município
Na noite desta quinta-feira (18), o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal de Costa Rica lançaram o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade que inclui ações de melhorias voltadas para impulsionar o desenvolvimento local. A iniciativa foi desenvolvida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde julho deste ano, e na oportunidade o documento foi apresentado ao público pelo prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos.

De acordo com o gestor, o plano é importante para auxiliar a administração pública a agir de forma mais assertiva e trazer, ainda mais, resultados para a cidade.

“Costa Rica tem muitas potencialidades, o município se destaca nas áreas do Agronegócio, Turismo, Comércio e, além disso, está geograficamente em uma posição privilegiada. Todos esses ingredientes transformam Costa Rica em um município com potencial para se tornar referência na região norte do Estado, por isso, nós precisamos trabalhar bem essas potencialidades para que gente faça com que a cidade se desenvolva e o plano vem ajudar nesse processo. Nos últimos 10 anos, o município cresceu, mas o desenvolvimento não veio na mesma proporção e, através da parceria com o Sebrae, a gente vai executar essas ações para que Costa Rica se torne, realmente, a cidade que nós queremos ver”, ressaltou o prefeito.

O Plano de Desenvolvimento Econômico de Costa Rica é composto por 31 ações voltadas para fortalecer a agricultura familiar, aumentar a autoestima da população, transformar desemprego em empreendedorismo, fazer com que os moradores comprem do comércio local, melhorar a gestão pública e alavancar a área do turismo.

O subsecretário municipal de Desenvolvimento, Roberto Paes Barbosa, esclareceu que os eixos trabalhados foram elencados de acordo com as principais necessidades.

“A iniciativa é muito boa para o município, o Sebrae, o prefeito e todo o secretariado municipal está trabalhando junto para melhorar a cidade. Nós demos prioridade para os eixos que seriam mais importantes para a nossa população e foi um trabalho minucioso para fazer essa classificação, então, todas as ações são muito relevantes e irão ajudar no desenvolvimento do nosso município”, pontuou o subsecretário.

As ações elencadas no plano irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora em Costa Rica, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A vertente foi escolhida pela administração pública e envolve análises e entregas estratégicas para alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo.

Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, com esse trabalho junto à prefeitura, a instituição se faz presente para auxiliar na transformação do município e o Plano de Desenvolvimento Econômico é mais uma entrega que tem esse propósito.

“O principal objetivo do plano é dar um norte para o desenvolvimento de Costa Rica que já é um município pujante por natureza. Todo esse trabalho não é feito sozinho, não é apenas o Sebrae, mas sobretudo a prefeitura, que se engajou nesse processo junto com as lideranças locais, Associação Comercial e Sindicato Rural. Todos pensaram nas melhorias necessárias para dinamizar o município e promover o desenvolvimento. O Sebrae só tem a agradecer o envolvimento dos costarriquenses, esperamos poder contar com o apoio de cada um, para que a gente consiga, ao longo da execução do Cidade Empreendedora, continuar a fomentar o desenvolvimento do município e promover a transformação”, destacou Tito.

Na data, também estiveram presentes durante o Lançamento do PDE, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Costa Rica (ACIACRI), Luis Bocalan; a vice-presidente da Câmara Municipal, vereadora e professora Manuelina Cabral, os vereadores Ailton Amorim, Rosângela Marçal e Juvenal da Farmácia, além de secretários e subsecretários municipais.

Melhorias para a Sala do Empreendedor
Além da apresentação do Plano de Desenvolvimento Econômico, durante o evento o Sebrae/MS também entregou para a Prefeitura Municipal de Costa Rica um kit para a Sala do Empreendedor composto por dois notebooks, camisetas e um Memorial Descritivo que apresenta um novo layout para o espaço.

Com a proposta de transformar a Sala do Empreendedor em um ambiente cada vez melhor para atender os empresários locais, o projeto será executado a partir desta entrega e a inauguração está prevista para o próximo ano. O local desempenha o papel de apoio ao comércio local, com atendimento voltado para esclarecer dúvidas e auxiliar o empresário na regularização do empreendimento, além de dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI).

A Sala do Empreendedor de Costa Rica fica localizada na Rua Tércio Teixeira Machado, nº 679, e mais informações sobre os serviços oferecidos podem ser obtidas por meio do número (67) 9 9620-5110. Para saber mais sobre o programa Cidade Empreendedora ligue para 0800 570 0800.