11 NOV 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Com apoio da Prefeitura e Câmara de Vereadores, Programa Mais Social entrega cartões a famílias de Costa Rica
Com apoio da Prefeitura de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e a Câmara de Vereadores, a Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) realizou na manhã desta quinta-feira (11), no Salão Paroquial, a entrega de cartões do Programa Mais Social para 103 famílias costarriquenses. A ação garante com que mais beneficiários tenham acesso aos R$ 200 disponibilizados pelo Governo do Estado.

O vice-prefeito Roni Cota, destacou que o programa beneficia pessoas com renda mensal familiar per capita inferior a meio salário mínimo e contribuiu com as ações já realizadas pelo governo municipal.

“Esta é mais uma ação que demonstra que temos um governador municipalista, que mantém o olhar voltado para as famílias em vulnerabilidade social dos 79 municípios. A gestão do governador Reinaldo Azambuja tem sido parceria da gestão municipal também nas obras de infraestrutura, na pavimentação asfáltica das rodovias que interligam Costa Rica às cidades circunvizinhas, na estruturação do Parque Empresarial que vai atrair novos investimentos para Costa Rica, além de diversos outras ações que promovem o desenvolvimento local”, destacou o vice-prefeito.

De acordo com o secretário adjunto da Sedhast, Adriano Chadid, a expectativa é que o cartão traga melhorias na qualidade de vida das pessoas, ajudando na manutenção da compra de alimentos e produtos de higiene para suas casas.

“O governo estadual criou o programa para ampliar o Vale Renda, para ampliar o número de pessoas contempladas, chegando a 100 mil famílias. Muito melhor que uma cesta básica é um cartão onde podem escolher o que querem comprar de alimento no mercado, inclusive gás de cozinha, com exceção de bebida alcoólica e tabaco”, esclareceu ele.

O Subsecretário anunciou ainda o pagamento extra do programa Mais Social, a título de 13º salário. O montante vai impulsionar a economia em um momento de retomada, após o mundo sofrer os impactos financeiros da pandemia de Covid-19. “Essas famílias vão receber dois pagamentos em dezembro. Isso é importante porque aquece o comércio local”, completou Chadid.

Representando o governo do estado, o coordenador regional Ivan da Cruz Pereira, o Xixi, explicou que o Mais Social atende famílias em situação de vulnerabilidade social, insegurança alimentar e nutricional.

“O programa se trata de uma medida feita pelo governo para ajudar a população mais carente. Um programa que contou com apoio incondicional do atual secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, e a secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Cleia Nobre, e que será permanente, ou seja, vai continuar depois do fim da pandemia”, concluiu o coordenador.

Na oportunidade a secretária municipal de Assistência Social, Evair Gomes, solicitou ao secretário adjunto da Sedhast um veículo para atender as ações do Programa Mais Social em Costa Rica. O subsecretário sinalizou positivamente ao pedido e também destacou a possibilidade de incrementar tablets para serem usados no cadastramento das famílias atendidas.

O evento também contou com a presença da primeira-dama Márcia Alves, da coordenadora  da Subunidade do Programa Mais Social de Costa Rica, Rosa Silva Pereira, do 1º secretário Jovenaldo Francisco dos Santos, representando a Câmara Municipal, dos vereadores Evaldo Paulino e Rosângela Marçal e do subsecretário de Desenvolvimento, Roberto Paes.