21 OUT 2021
SAÚDE
Profissionais da Saúde de Costa Rica participam de oficina de qualificação em tratamento de feridas
Enfermeiros e técnicos em enfermagem das cinco Unidades de Saúde do Município e da Fundação Hospitalar participaram entre os dias 19 e 21 de outubro de uma Oficina de Qualificação em Tratamento de Feridas com a enfermeira, Maria Aparecida de Oliveira do Amaral, da Escola Técnica do SUS Professora Ena de Araújo Galvão finaliza. A capacitação foi realizada todos os dias 7h30min às 11h e das 13h às 17h na Estratégia de Saúde da Família Central em Costa Rica.

O objetivo da oficina é apresentar os tipos de coberturas existentes, suas indicações e contraindicações, capacitando os profissionais a reconhecer, proteger e apoiar o seu paciente ao longo da sua jornada cirúrgica, hospitalização, consulta em clínicas de feridas ou em casa, o tipo de tecido da ferida presente no leito e, a partir desse ponto, decidir qual a cobertura ideal para o cuidado terapêutico. Outro ponto importante apresentado foi à questão das queimaduras por diversos meios, formas de evitar, consequências e tratamentos.

A cicatrização é um processo fisiológico e dinâmico, que busca restaurar a continuidade dos tecidos. Ser capaz de realizar uma análise precisa, ter conhecimento da fisiopatologia da cicatrização, dos fatores que podem acelerá-la ou retardá-la, saber identificar o período cicatricial e como tratar a ferida da forma ideal, de acordo com os recursos disponíveis, são de fundamental importância.

“Estamos aqui para ajudar a solucionar desafios com o que existe de mais inovador em terapia por pressão negativa na abordagem de feridas, à gestão de incisões cirúrgicas, à prevenção de infeções, ao tratamento de feridas avançado e à integridade da pele”, destacou a enfermeira Maria Aparecida.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Jesus Baird, o objetivo é aperfeiçoar profissionais da área da saúde com relação às novas tecnologias em curativos de modo a identificar a classificação de feridas e a escala de risco a fim de garantir a precisão dos resultados. “A enfermeira Cida Amaral é uma profissional experiente e colabora com nossos profissionais ensinando o que sabe de forma simples e objetiva, com excelente aproveitamento”, concluiu o secretário.