14 OUT 2021
PLANEJAMENTO ECONÔMICO
Prefeitura e Programa Cidade Empreendedora promovem Dia do Crédito em Costa Rica
Como conseguir crédito e qual é a melhor maneira de aplicá-lo? Para responder essas perguntas aos micros e pequenos empreendedores e pequenos produtores rurais, o Município de Costa Rica, através da SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento), em parceria com o SEBRAE/MS por meio do Programa Cidade Empreendedora, realizaram nesta quinta-feira (14) o Dia do Crédito.

O evento contou com apoio da Câmara de Vereadores, da ACIACRI (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Costa Rica), da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e de quatro instituições financeiras: Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e o Bradesco

Na oportunidade foram promovidos dois eventos gratuitos na sede da ACIACRI – das 8h às 12h, o encontro foi voltado para micro e pequenas empresas e contou com a palestra do economista e consultor do SEBRAE, Udson Garcia. Já das 14h às 18h, o tema abordado foi específico para os produtores da agricultura familiar através de uma palestra com o técnico municipal da Agraer, Alan Ricardo Novaes.

Abrindo o evento a analista do SEBRAE, Jane Paiva, destacou que o Dia do Crédito é uma iniciativa do Programa Cidade Empreendedora para levar conhecimento e auxílio aos empresários. “A ação foi importante para orientar os empreendedores a respeito de obter o crédito, qual é a melhor maneira de utilizá-lo e, ainda, permitir que eles conheçam todos os serviços financeiros disponíveis nos bancos e cooperativas locais. Contamos com o apoio de todas as instituições bancárias do Município de Costa Rica que prontamente se dispuseram em participar”, disse ela.

Representando o Legislativo Municipal a vice-presidente da Câmara de Vereadores, Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, destacou a importância do evento para restabelecer a economia local driblando possíveis burocracias das linhas de crédito. “Ainda estamos nos recuperando de uma pandemia e a economia foi uma das grandes afetadas, portanto a cidade precisa desse envolvimento entre agências de crédito, comerciantes, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Sebrae para promover essa retomada do desenvolvimento econômico em Costa Rica”, apontou a parlamentar.

O prefeito Cleverson Alves dos Santos, falou sobre o fortalecimento da economia por meio da valorização do comércio local e das ações promovidas pelo poder público para atrair investidores e gerar renda no município.

“Progresso não se faz somente com asfalto e loteamento, progresso também se faz fomentando o comércio local que gera emprego e renda para a cidade. A ideia é que o poder público municipal seja esse fomentador, e que através de políticas públicas ajude a cidade a se desenvolver. Já avançamos muito nessa direção através do Programa Crédito Fácil para os comerciantes locais, a retomada de obras públicas que estavam paradas sem conclusão, como o Parque Industrial e a construção do novo Cemitério Municipal e através da realização de grandes eventos como o Desafio Brou Centro-Oeste que atraiu diversas pessoas para Costa Rica, fazendo circular cerca de R$ 5 milhões no comércio local”, destacou o prefeito.

Para a empresária de Costa Rica, Ana Carla Zibetti, que participou do evento, o encontro foi de suma importância para conhecer os serviços financeiros destinados às micro e pequenas empresas, de como o empresário deve se preparar para receber o crédito e quais as melhores maneiras de utilizá-lo.

Conforme o subsecretário de Desenvolvimento, Roberto Paes Barbosa, durante o Dia do Crédito também foi realizado uma Rodada de Crédito, onde foram esclarecidas dúvidas dos participantes junto aos representantes das instituições financeiras. Na ocasião o prefeito e o presidente da ACIACRI, Luiz Antônio Bocalan, receberam o estudo eixo de crédito Cidade Empreendedora.

Também participaram do evento o vice-prefeito Roni Cota; os vereadores Evaldo Paulino e Rosângela Marçal; os secretários municipais Airton Ruiz, Suellen Furquim, Penides Garcia, Artur Baird e Evair Gomes; o subsecretário de Agricultura, Fernando Barbosa Martins; o coordenador do Programa Sebrae Finanças, Vagner Alexandre Teixeira; o padrinho do Programa Cidade Empreendedora em Costa Rica, Michel Martinez; o tabelião Orlando Mascarenhas Garcia, além de gerentes das quatro instituições financeiras.