04 OUT 2021
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Desafio Brou Centro-Oeste reúne mais de mil atletas de todo país em Costa Rica durante o final de semana
Foto: @epicfotosbrasil /@fabricio.macedo.photo
Realizado no sábado (2) e domingo (3), pelo Município de Costa Rica através da SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura), em parceria com a Brou Aventuras, com apoio da Câmara de Vereadores, da Federação MS de Ciclismo e da ACC (Associação Costarriquense de Ciclismo), o Desafio Brou Centro-Oeste 2021 reuniu 1.150 atletas de todo o país nas modalidades de Mountain Bike e Trail Run.

Além de muita adrenalina e aventura, o evento também contou com show ao vivo com artistas locais, apresentação da Banda Laerte Souza da Costa, Projeto Florestinha, coral de alunos da REME (Rede Municipal de Ensino), Praça de alimentação e show de Bike Trial com o piloto Diego Magno, que arrancou aplausos do público com manobras radicais sobre duas rodas sem colocar o pé no chão. O piloto é pentacampeão brasileiro de Bike Trial e campeão sul-americano na categoria elite do esporte e já esteve em 8 países diferentes participando de diversos campeonatos mundiais.

Durante a abertura oficial do evento, o prefeito Cleveson Alves dos Santos, relembrou as vítimas que perderam a vida por conta da pandemia causada pela Covid-19, a atuação dos profissionais de saúde e destacou que a retomada gradativa dos eventos vem se tornando uma realidade em todo país graças ao empenho da população e do comércio em cumprir as medidas de biossegurança até que a vacina chegasse para todos.

“Aos poucos estamos vencendo a Covid-19, mas de lá pra cá somente em nossa cidade 80 vidas foram ceifadas por causa dessa doença, uma dor irreparável nos corações dos familiares e amigos. Profissionais da saúde trabalharam diuturnamente e setores como do comércio e de eventos foram severamente castigados durante esse período. Hoje estamos retomando a passos tímidos esse novo normal, graças ao empenho de toda população costarriquense que lutou bravamente até a chegada da vacina para todos”, comentou o gestor.

Ainda em seu discurso o prefeito parabenizou todos os profissionais e servidores envolvidos na organização do evento. “Tudo foi minimante planejado e bem elaborado antes da concretização desse evento em Costa Rica, um trabalho que envolveu toda a SEMTMA, além de servidores de diversas outras secretaria e departamentos que merecem nosso reconhecimento. Nossa gratidão também ao Thiago Brou e equipe por apostarem em Costa Rica e parabéns a todos os participantes que, com verdadeiro espírito esportivo, disputaram as provas”, concluiu o prefeito.

O presidente da Câmara de Vereadores, Averaldo Barbosa, também prestigiou a abertura oficial do evento. "Gostaria de parabenizar a organização Desafio Brou Centro-Oeste 2021, ao município, pois investir no esporte é proporcional saúde e qualidade de vida. Em nome da população de Costa Rica e da Câmara Municipal desejo a todos boas vindas".

Responsável pelo desafio, o secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura Artur Baird, falou do número maciço de participantes e anunciou novidades para 2022.

“Atletas de vários estados de todo o país se encontraram aqui hoje para esse evento de renome nacional. Diante do cenário imposto pela pandemia, os desafios foram além do esporte, o que exigiu de todos nós muito planejamento e dedicação. Costa Rica segue mais forte do que nunca no topo da lista das cidades sedes do esporte radical e de aventura do país, lembrando que em 2022 o evento já está confirmado e será ainda maior”, afirmou o secretário.

Thiago Drews, o “Brou”, que representa a Brou Aventuras parabenizou a Prefeitura Municipal, a SEMTEMA e a Câmara de Vereadores pela gestão e pela dedicação com o povo costarriquense.

“Parabenizo todo a gestão municipal pela organização e empenho para fazer acontecer o evento, bem como os atletas de 18 estados brasileiros que vieram à Costa Rica para a competição. Me sinto honrado em vir a uma cidade tão organizada, exemplar, que valoriza o esporte, a educação, a cultura, o meio ambiente e o cidadão. Ninguém é brutão sozinho”, concluiu o atleta.

O evento contou ainda com a participação de vereadores, secretários e subsecretários entre outras autoridades municipais.

Destaques locais
Tanto na modalidade Mountain Bike quanto no Trail Run, Costa Rica subiu no degrau mais alto do pódio do Desafio Brou Centro-Oeste 2021.

No Trail Run disputado no sábado, destaque para a professora e treinadora da equipe de atletismo juvenil de Costa Rica, Dafine Souza, que fez uma prova de excelência e chegou na frente no percurso completo com 16,6 km.  Quem também fez questão de participar da corrida foi o prefeito Cleverson Alves, o secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura Artur Baird, e o secretário municipal de Governo, Airton Ruiz.

Já na Mountain Bike disputada no domingo, destaque para o estudante de Costa Rica, Wilson Júnior, de apenas 16 anos, que desbancou atletas de todo país e chegou primeiro no percurso reduzido de 29,6 km.

Outra forte representante de Costa Rica foi a atleta Joyce Foguetinho, que pedalou muito e foi a primeira mulher a cruzar a linha de chegada no percurso reduzido com 29,6 km.

Por solicitação do Município, este ano o desafio também inseriu a categoria Pratas da Casa, com o objetivo de incentivar e valorizar os atletas locais por faixa etária.

Sanitização
Com a saída dos atletas, as Escolas Municipais que foram utilizadas como alojamento passaram por sanitização completa na noite do domingo.

Conforme a secretária municipal de Educação, Maria Barbosa, todos os espaços compartilhados foram devidamente higienizados, inclusive com nebulização de produtos sanitizantes aplicados pela equipe da Vigilância em Saúde, antes de receber o alunos nesta segunda-feira (4).
Fonte: Angela Bezerra
Autor: Angela Bezerra