26 AGO 2021
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Projeto Rural Sustentável- Cerrado é apresentado para representantes do executivo em Costa Rica
Na tarde desta quarta-feira (25) o vice-prefeito de Costa Rica, Roni Cota, a secretária municipal de Agricultura e Desenvolvimento (SEMAD), Suelen Guimarães Furquim, e o subsecretário, Fernando Barbosa Martins, receberam o coordenador estadual do Projeto Rural Sustentável- Cerrado, Felipe Martini Santos, que esteve explicando sobre o projeto, seu funcionamento, objetivos, principais atividades e frente de atuação. Também participaram da reunião o técnico da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Alan Novaes e o gestor ambiental da SEMAD, Marcos Junior.

O Projeto Rural Sustentável – Cerrado está cadastrando produtores e produtoras rurais até 1º de setembro em Costa Rica para a Chamada para Seleção Integrada de Organizações Socioprodutivas (OSPs) e Unidades Multiplicadoras (UMs).

Com foco na agricultura sustentável, o Projeto apoia a implementação de tecnologias produtivas em pequenas e médias propriedades rurais, sendo: sistemas Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), e suas variações, e Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD).
Para os(as) produtores(as), a participação no Projeto reúne vários benefícios: assistência técnica gratuita por até 18 meses, aumento da produtividade, acesso à plataforma de Ensino a Distância (EaD), apoio e incentivo ao crédito rural e certificação, participação em Dias de Campo, capacitação rural para toda a família, dentre outros.

“O projeto é resultado de parcerias com um arranjo institucional inovador aliado a uma assistência técnica efetiva aos produtores, o que vai fortalecer a produção local sem agredir o meio ambiente”, destacou Roni Cota.

A equipe de campo está disponível para explicar mais sobre o projeto presencialmente, tirar dúvidas e auxiliar no processo de inscrição. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural de Costa Rica, que fica localizado na Rua Dimas Gomes Filho, 295, Centro.

Informações também podem ser obtidas pelo telefone: (67) 99938-2635 (Raquel – monitora local do PRS-Cerrado).

Sobre o PRS – Cerrado
O Projeto Rural Sustentável – Cerrado é financiado pela Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como beneficiário institucional.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é o responsável pela execução e administração do projeto e a Associação Rede ILPF, por meio da Embrapa, é a responsável pela coordenação científica e apoio técnico.