18 AGO 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Em tempos de pandemia, Costa Rica inova com ações do Projeto Casa Limpa, Vida Saudável
Ficar em casa é preciso! E em tempos de reclusão, devido a pandemia da Covid-19 é preciso manter a casa limpa e saudável para acolher a família. A sociedade tem o dever de fortalecer os direitos dos idosos, prevenindo a ruptura dos vínculos familiares e comunitários para um melhor envelhecer. Com esse propósito, o Município de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), implantou o projeto “Casa Limpa, Vida Saudável” que consiste em fazer um raio x das reais necessidades dos idosos para pronto atendimento e ainda, efetuar uma limpeza por completo em sua residência.

Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Evair Gomes, com o apoio e parceria de outras Secretarias como Obras, Saúde, Meio Ambiente, Controle de Vetores, Vigilância Sanitária e voluntários da comunidade, o projeto tem alcançado vários idosos e suas residências com a prestação de serviços comunitários e dicas importantes para manter a casa limpa e organizada através de pequenas mudanças de hábitos que permitirão que tudo volte ao seu devido lugar.

V.A.S, de 75 anos, morador do Jardim das Oliveira recebeu as ações do Casa Limpa, Vida Saudável. O idoso recebeu uma cesta básica, regularização das tarifas de água e luz em atraso, encaminhamento e acompanhamento para cuidados da sua saúde, corte de cabelo, dicas de higiene pessoal, um bebedouro, o seu quintal foi carpido e rastelado, totalizando três caçambas de entulhos. A ação contou com apoio de vizinhos.

O idoso também passará a contar com um cuidador em período comercial, além de acompanhamento para recebimento da aposentadoria.

O segundo atendimento foi com a idosa D.B.N. de 82 anos, moradora do bairro Jardim São Francisco que sofre com sérios problemas de saúde e ainda cuida de um filho com deficiência e de uma netinha menor de idade. Os três moram em casa de madeira, piso cimentado com rachadura no chão e nas paredes do banheiro que é de alvenaria, inadequados para uso.

A família recebeu uma cesta básica, limpeza do quintal com retirada de duas caçambas de entulhos, agendamento para atualização do cadastro único e habitacional, prova de vida e orientações pertinentes.

“O mundo envelhece. A população mundial está passando por um aumento proporcional no número de pessoas com 60 anos ou mais. Precisamos cuidar dos nossos idosos e o projeto Casa Limpa, Vida Saudável vem de encontro com os anseios dessa parte da população” destacou a secretária.

Dicas importantes

A iluminação natural é importante para manter os ambientes arejados, deixando o ar natural circular pelas salas, quartos e banheiros, uma prática que ajuda a eliminar toxinas e germes e confere mais leveza e bem-estar. São dicas essenciais e ficar em casa será ainda mais prazeroso, permitindo que você desfrute de seu lar com o bem-estar e saúde que você merece. Com esses passos praticados as pessoas conseguem manter suas casas sempre limpas e incorporando hábitos de higiene em sua rotina para manter a organização e limpeza dos ambientes.

1. Não acumule
Algumas pessoas guardam de tudo, panfletos de oferta, revistas velhas, potes de sorvete, frascos vazios de perfume, caixas de sapato, brindes e tantas outras coisas que acabam ficando pelo caminho e entulhando a casa. Livre-se do que pode ser dispensado para que sua casa fique mais arrumada e facilite a limpeza.

2. Usou, guardou
Quando utilizar qualquer objeto, como por exemplo um livro para ler, guarde em seu lugar após o uso. Deixar sobre um móvel para guardar depois, acaba se tornando um hábito ruim, e quando percebemos tudo está fora do lugar.

3. Sujou, limpou
Sempre que utilizar utensílios, eletrodomésticos, ferramentas ou outros itens, limpe a sujeira que ficar para trás. Se cair uma migalha, aparecer uma pegada, ou marcas de mão pelas superfícies, limpe! Assim a sujeira não se acumula.

4. Tudo em seu lugar
Para que tudo fique organizado é preciso que cada coisa tenha seu lugar. As roupas sujas, papéis para rascunho, documentos, objetos pequenos, utensílios, chaves e todo o restante deve ter seu lugar na casa.

5. Louça sempre limpa
Ao utilizar qualquer utensílio na cozinha, lave imediatamente após usar ou o quanto antes. Será mais prático lavar apenas o que foi utilizado do que deixar acumular para mais tarde. Antes de dormir lave a louça ou coloque na lava louças.

6. Limpe a cozinha após o uso
Depois de preparar um lanche ou refeição, lave a louça e limpe a cozinha retirando toda a sujeira que possa ter ficado na pia, bancadas e no fogão. Se perceber migalhas no chão, varra ou passe um pano úmido e mantenha tudo sempre limpo e organizado.

7. Deixe como encontrou
Essencial para manter a limpeza e organização de qualquer cômodo da casa é ter em mente que antes de sair do local você deve deixá-lo como encontrou ou ainda melhor. Seguindo essa regra você vai manter tudo sempre organizado. Depois de usar uma almofada, coloque na posição em que costuma ficar, se usar o banheiro deixe perfeito como antes do uso, se trabalhar na cozinha, não deixe vestígios por lá, assim nada ficará sujo ou fora do lugar.

8. Arrume todo dia
Muitas vezes, mesmo seguindo essas regras de organização, pode ser que alguma coisa fique fora do lugar, e para que nada se acumule faça uma vistoria em cada cômodo da casa todos os dias e coloque no lugar o que estiver no caminho. Mesmo que seja um papel, um alfinete ou um clipe, não deixe fora do lugar, porque uma bagunça leva a outra e quando vamos ver tudo está uma desordem.

Autor: Assessoria de Comunicação